sábado, 4 de outubro de 2014

Moçambique: MARCHA PELA PROTEÇÃO DE “RINOS” E ELEFANTES




Membros de organizações da sociedade civil marcham hoje na capital moçambicana Maputo para repudiar a caça furtiva no país e exigir medidas arrojadas contra estas gangues que estão a dizimar animais como elefantes e rinocerontes.

A iniciativa de Maputo está enquadrada numa acção global que tem o mesmo propósito: dizer não à caça furtiva.

O ponto de encontro para o início da marcha é na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na Avenida Kenneth Kaunda, devendo o grupo de manifestantes percorrer diversas artérias da cidade.

A ideia dos mentores da iniciativa, que decorre sob o lema “Marcha Global Pela Protecção de Elefantes e Rinocerontes: Em Prol da Conservação e Protecção”, é transmitir aos governos africanos e de todo o mundo que mais vale a conservação ao crime.

E que todos os esforços para proteger estes animais são importantes, enquanto olhar-se eles como sendo de extrema importância no equilíbrio ecológico.

Por outro lado, pretende-se persuadir o Governo a incluir matérias sobre conversação e protecção destes e outros animais no currículo escolar moçambicano bem como exigir que haja a implementação e aplicação de leis realmente severas que possam não somente punir os caçadores furtivos e seus colaboradores e beneficiários como também desencorajar definitivamente esta prática.

É intenção dos proponentes da marcha ver concretizado o maior controlo nas zonas fronteiriças a nível das áreas de conservação, bem como que sejam implementados projectos educacionais nas comunidades dentro ou próximas das áreas de conservação.

Atrair a atenção de potenciais doadores (tal como aconteceu com a Gorongosa), ver melhoradas as condições dos rangers/guardas florestais, pagamento e equipamento (para torná-los incorruptíveis) bem como implementar-se, efectivamente, técnicas de tracking de animais (para melhor posicionamento dos rangers/guardas florestais/guarda costeira) são as outras razões que levam à realização desta marcha.

Para além de Maputo, hoje, 4 de Outubro – Dia da Assinatura do Acordo Geral de Paz em Moçambique – mais de 100 cidades em todo o Planeta Terra irão realizar a mesma marcha. O plano é que, a uma só voz, se faça o apelo no sentido de se salvar elefantes e rinocerontes de futuras chacinas.

Entretanto, dados oficiais indicam que em África, um elefante é morto a cada 15 minutos e um rinoceronte a cada 9 a 11 horas.

Moçambique quase que já perdeu todos os seus rinocerontes, sendo que se a caça furtiva continuar no mesmo ritmo os elefantes poderão estar extintos em Moçambique e em todo o Continente Africano num espaço de dez anos.

Notícias (mz)

Leia mais em Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana