domingo, 5 de outubro de 2014

Portugal: Cavaco falhou "funções de 'pastor' e proteção dos contribuintes" - António Martins




O juiz António Martins, antigo presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, considerou hoje, no Congresso dos Juízes em Troia, que o Tribunal Constitucional, mas também o presidente da República, têm falhado na ‘proteção’ dos cidadãos, escreve o Jornal de Notícias.

"Em situações de crise económica e financeira, o Tribunal Constitucional tende a salvaguardar até ao limite do (in)suportável as 'razões de Estado', em detrimento dos direitos dos cidadãos contribuintes", disse António Martins, em declarações citadas pelo Jornal de Notícias.

O antigo presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses falava a propósito das últimas decisões do Tribunal sobre cortes salariais e cortes nas pensões, considerando mesmo que o coletivo de juízes "nos acórdãos em que se tem pronunciado sobre medidas adotadas em leis do Orçamento do Estado, não tem sido o 'watchdog' que os cidadãos precisam na vigilância e guarda do Estado de Direito", concluiu.

Mas também Cavaco Silva esteve na mira de Martins. Sobre o Presidente da República disse o juiz que este se tem "abstido de exercer as funções de 'pastor' e de proteção dos cidadãos contribuintes, que naturalmente são os 'cordeiros' sacrificados", cedendo ao que apelidou aos "uivos do 'lobo' , sendo “surdo e inerte face aos 'gemidos' da Constituição violada”.  

Notícias ao Minuto - ontem

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana