terça-feira, 7 de outubro de 2014

Portugal - Prémios Nobel: Ricardo Salgado, Cavaco Silva, Nuno Crato. E o da Comichão no Citius?


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Nobel do Silêncio para Ricardo Salgado

Mário Soares, ex-primeiro-ministro e ex-presidente da República afirmou em entrevista ao jornal i, segundo o Notícias ao Minuto: “Mário Soares, aborda, numa curta entrevista ao jornal i, dois amigos, que, por motivos diferentes, incendeiam a opinião pública: Ricardo Salgado e José Sócrates. Sobre o primeiro, diz que faz “muito bem” em estar “calado”, reportando-se ao caso BES. Acerca do segundo, adianta que “não quer voltar à política”.

Ricardo calado e bem. Ou se assim não fosse ficaríamos a saber muito melhor e com provas sobre a podridão que enleia os poderes financeiros e os políticos. A promiscuidade é evidente. Soares é amigo de Salgado e do BES – que são a mesma coisa – e decerto que também beneficiou financeiramente com tal amizade, se não pessoalmente pelo menos com as dádivas do Caladinho da Silva ao Partido Socialista… E o resto não se sabe porque Ricardo Salgado está calado. Não no interesse público – coisa que Salgado nem sabe o que significa – mas no interesse daqueles que são unha com carne com a corrupção, o conluio e o nepotismo. Ai se Salgado e outros falassem. Rabos de palha.

Sócrates não volta… Ainda bem!

Diz o mesmo Soares que Sócrates não volta à política. Ainda bem! Certo é que apesar de não voltar ele anda por aí e Costa talvez venha a ser o novo primeiro-ministro de Portugal. Pelo menos está na corrida eleitoral com todo o apoio de Soares… e de Sócrates. Rabos de palha (opacidades e contas do passado a fazer no presente) é o que não falta ao engenheiro Sócrates, como a Soares e a outros mais que são justa causa da descredibilidade muitos políticos do "arco da governação" e de outros que ocupam outros poderes.

Crato, o idiota compulsivo, um Nobel

As escolas estão viradas do avesso. Não há professores colocados apesar de em Portugal haver professores com fartura. O ministro Crato chama a isto a reforma do ensino. Pomposa classificação que só um idiota Crato e crasso se atreve a assim rotular a bagunça que com todo o primor obteve com provas dadas. Os alunos andam há semanas à espera da colocação de professores nas suas escolas. Professores são atirados para escolas a centenas de quilómetros de suas casas para depois aquela decisão ser revogada e afinal já não vão para Bragança mas sim para Faro. Dias depois, afinal, vão para Castro de Aire. Neste vai-e-vem de decisões, filhas queridas da bagunça, os professores - usados como escovas de dentes ou pentes para carecas – vão alugando casas e procurando infantários para os filhos... que depois já não precisam porque o imbecil-mor do ministério já decidiu outro destino para aquele professor. E outros. Também existem os professores que ainda não estão colocados apesar de as escolas estarem com falta de professores… A referir aberrações deste idiota compulsivo que paira no Ministério da Educação nunca mais se acabava a prosa. Crato ajusta-se na perfeição a este governo chefiado por outro compulsivo da mentira e da idiotice, o Passos, coadjuvado por um sujeito submergido de nome Portas e outro mais em baixo referido - que ocupa o Palácio de Belém mas que de presidente da República tem só umas pálidas noções de como deve desempenhar o cargo. Basta. A Crato dêem-lhe um Nobel que o aponte e mandem-no para casa. Por favor, fechem-no muito bem na casa de banho ou na despensa lá de casa.

A ministra que pensa com a coisa que tem no Citius

A justiça. Essa é outra dor de cabeça a que chamam reforma. Classificar de funeral é o mais apropriado. Está morta, a justiça. Não é de agora que ela é cousa rara mas desta é que ela se finou. A receita foi de uma mentecapa ministerial que começou a mexer naquilo que não sabe e a fazer-se rodear de parceiros do mesmo jaez. Outra bagunça pensada com a coisa que a ministra tem no Citius em vez de usar os miolos e demitir-se. Melhor: em vez de ter aceite ser ministra. Merece um Nobel? Eu cá dava-lhe. O da Comichão que nos anda a fazer no Citius.

Políticos mais bem pagos. Sugestão de um descarado alapado em Belém

Cavaco Silva, o político que veio para ficar e não larga os tachos considera que os políticos devem ser mais bem pagos. Dito isto e escutado só resta concluir que o sujeito é um descarado de primeira apanha. Sabemos que eles enriquecem e florescem como cogumelos mas Cavaco opina que ainda lhes devemos pagar mais. É preciso ter grande descaramento para vir com esta conversa num discurso comemorativo da República. Cavaco sabe que os políticos são tão mal pagos que até se vê no exemplo e até está muito pobrezinho. "Tadinho", diz a Engrácia da Tasca da Esquina. 

Quem vive mesmo bem e à farta são os portugueses que ganham o salário mínimo nacional agora aumentado para os 505 euros que para nada chegam… Também nesse discurso Cavaco abordou a falência dos partidos políticos e até perspetivou a sua implosão. Atirou as responsabilidades da situação para longe do seu capote. Descarado, fez de conta que não é político, nem foi responsável do PSD, não contribuiu e contribui para o tal descrédito e implosão, não anda há décadas a beneficiar da política safando-se às mil-maravilhas. É preciso ter lata. Sai um Nobel da Lata para Cavaco!

Sem comentários:

Mais lidas da semana