sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Macau - Metro: PROLONGAMENTO ATÉ À ILHA DA MONTANHA




As obras devem arrancar no início do próximo ano estando ainda em cima da mesa a hipótese de ligação ao metro da China que passa na Ilha

OGoverno decidiu estender a linha do metro ligeiro para a Ilha da Montanha, anunciou ontem o Executivo. De acordo com Lau Si Io, Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Macau e a Ilha da Montanha já resolveram a questão da junção dos itinerários e da profundidade dos terrenos, sendo que a extensão do metro já se encontra em fase de concepção do projecto.

À saída de uma reunião da Assembleia Legislativa, o responsável do Governo disse, contudo, que apesar de as obras poderem começar a ser feitas “no final deste ano, ou no início do próximo”, ainda há que ponderar algumas coisas. Uma delas é, por exemplo, a necessidade de que as duas partes estejam envolvidas na concepção do projecto da extensão, que está, então, a ser feita. “Relativamente ao início das obras, nesse sentido, é necessário que as duas partes envolvidas, Macau e interior da China, estejam de acordo.
 Porque [esta construção] envolve directamente a ilha da Montanha, por isso precisamos de ter a consideração da outra parte [Governo Central]”, esclareceu o Secretário. “Prevê-se que no próximo ano se possam iniciar as respectivas obras”, esclareceu Lau Si Io à imprensa, ressalvando contudo que, como “depois da conclusão do projecto, terá início o concurso público para as respectivas obras”, não é possível avançar com um calendário exacto.

DEBAIXO DE ÁGUA

Para já, e de acordo com o comunicado enviado ontem, sabe-se que “o percurso da extensão do metro ligeiro para a Ilha da Montanha funcionará através de uma linha subaquática”, pelo que será projectado um túnel abaixo do nível das águas do rio, “onde passa o canal de navegação Shizi Men”.

A ligação do metro de Macau ao metro da China, que passa na Ilha da Montanha, é outra das hipóteses.

Lau Si Io acrescentou ainda que os serviços de Obras Públicas e Transportes receberam das forças de segurança pública o pedido de reconstrução do posto fronteiriço Flor de Lótus, encontrando-se ainda este projecto a ser analisado.

Hoje Macau

Sem comentários:

Mais lidas da semana