sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Portugal - Cândida Almeida: Lutar contra a corrupção é uma obrigação de cidadania




A antiga diretora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) Cândida Almeida afirmou hoje que é "uma obrigação de cidadania" lutar, esclarecer e formar o cidadão para o combate à corrupção.

Representando a Organização Ponto Final, que hoje aderiu, no Porto, ao Projeto Gestão Transparente.org -- Guia Prático de Gestão de Riscos de Corrupção nas Organizações, Cândida Almeida considerou que uma sociedade de direito democrático "é tanto mais forte, mais solidária e mais justa do ponto de vista económico e social quanto mais for a transparência".

Segundo Cândida Almeida, o compromisso assumido com a adesão ao projeto "é o de não baixar os braços e estar sempre presente nesta luta, que é de todos".

"Juntos somos uma força e uma força capaz de mudar o mundo", frisou, lembrando que a organização Ponto Final tem por objetivo lutar contra a corrupção e crimes afins ("um conceito que é sociológico e não apenas jurídico").

António João Maia, do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), entidade administrativa independente que funciona junto do Tribunal de Contas, referiu que "a ideia de acabar com a corrupção é uma utopia", mas que tal é possível através de mecanismos.

Na sua opinião, além da repressão, importa prevenir.

"Há um conjunto maior ou menor de práticas que acontecem dia a dia que ficam sempre na sombra e é também por essa razão que importa prevenir o problema", concluiu.

A cerimónia de adesão ao projeto decorreu na Câmara do Porto, autarquia que também se juntou à causa.

O projeto pretende desenvolver iniciativas de prevenção da corrupção e promoção da transparência, bem como promover a partilha de valores de integridade, responsabilidade e transparência.

Entre outras entidades, projeto envolve o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Universidade do Minho (UM).

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana