sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Portugal: DUARTE LIMA CONDENADO A DEZ ANOS DE PRISÃO EFETIVA




Duarte Lima foi, esta sexta-feira, condenado a 10 anos de prisão efetiva por burla qualificada e branqueamento de capitais.

A juíza, que preside ao coletivo e está a ler a sentença há mais de três horas, considerou que os arguidos do processo "Homeland" tiveram uma "conduta ardilosa, que induziu em erro os responsáveis e causou prejuízos ao BPN e que com isso tiveram ganhos a que não tinham direito".

Assim, Duarte Lima foi condenado a seis anos pelo crime burla e a sete por branqueamento de capitais, tendo ficado em dez anos por cúmulo jurídico.

Duarte Lima, Pedro Lima e Vítor Raposo constituíram o fundo Homeland com o antigo BPN, para a aquisição dos terrenos em Oeiras, em 2007, nas imediações do local onde esteve prevista a sede do Instituto Português de Oncologia (IPO), projeto abandonado mais tarde.

Todos os arguidos do caso foram condenados, à excepção de Pedro Lima, filho de Duarte Lima, que foi absolvido.

Francisco Canas, o empresário conhecido como Zé das Medalhas, foi condenado a quatro anos de prisão efetiva por branqueamento de capitais. O tribunal deu como provado que foi ele que, a pedido de Duarte Lima, fazia a transparência de elevadas quantias ilícitas para contas "off shore" na Suíça.

Gina Pereira – Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana