segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Portugal – Remodelação do Governo: Já há dois 'candidatos' ao lugar deixado por Macedo




Depois da demissão de Miguel Macedo, o primeiro-ministro Passos Coelho tem agora nas mãos a difícil tarefa de proceder à sua substituição. De acordo com o Diário de Notícias, Fernando Negrão, o antigo diretor da PJ, e José Matos Correia, atual vice-presidente do PSD, são os nomes mais fortes para assumir a pasta da Administração Interna.

Miguel Macedo anunciou este domingo, num discurso de precisamente três minutos, que já não existiam condições políticas para continuar a exercer o cargo de ministro de Administração Interna.

Apesar de inicialmente se mostrar renitente em deixar ‘partir’ um dos seus ministros mais experientes, Passos Coelho acabou por aceitar o pedido de Miguel Macedo e tem agora nas mãos o papel de proceder à sua substituição ou, como defendem muitos, a oportunidade de remodelar por completo um Governo que tem estado envolto em polémicas.

Sendo ainda incerto o que irá decidir o primeiro-ministro, o certo é que, segundo o Diário de Notícias, ontem à noite já eram apontados dois nomes para substituir o mais recente ministro demissionário.

A primeira opção é Fernando Negrão, o antigo diretor da Polícia Judiciária, que se demitiu do cargo em 2000 sob suspeita de violação do segredo de justiça. O segundo nome apontado é o de José Matos Correia, atual vice-presidente do PSD, presidente da Comissão Parlamentar de Defesa e antigo chefe de gabinete de Durão Barroso.

Não se sabendo qual será a opção de Passos Coelho, o Diário de Notícias escreve que privilegiará por certo uma figura social-democrata e que a rapidez da substituição dependerá da forma como o chefe do Governo proceder à mesma.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana