quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Angola: A AMARGURA DAS DEMOLIÇÕES EM CABINDA




Antigos habitantes do bairro Jika dizem ter sido lançados na miséria pelas demoliçõs de há nove meses.
  
Manuel José – Voz da América

Nove meses após a destruição das suas casa e pequenos estabelecimentos comerciais, dezenas de antigos residentes do bairro Jika, em Cabinda, continuam à espera de resposta aos seus pedidos de ajuda.

São perto de 50 casas e estabelecimentos comerciais demolidos pelo Governo de Cabinda sem qualquer indemnização aos moradores do bairro.

Daniel Bali, responsável pela comissão de moradores, responsabilizou o vice-governador da província pela situação em que se encontram.

"Apareceu-nos o senhor Otaniel Nhemba da Silva às sete horas em ponto com um batalhão de homens armados, policia da ordem publica, de intervenção rápida, com cães, e sem conversar com as pessoas  avançaram com as máquinas sobre as nossas casas”, contou Bali,afirmando que a governadora não estava no território.

Os moradores afectados escreveram à governadora mas não obtiveram qualquer resposta.

Daniel Bali disse que o o vice-governador argumentou que as construções destruídas “não são casas, pequenas barracas”, acrescentando que ele próprio tem propriedades na zona e pequenas lojas.

Bali disse revelou ainda que pelas acções do Governo se pode deduzir que o programa de combate à fome e à pobreza é contra os pobres.

Outra moradora, Maria Otília,  perdeu o negócio que possuía na zona  e disse que não tem outra forma de sustento.

“Pergunto ao vice-governador quem nos vai sustentar, pagar a escola dos netos, estou muito triste, 59 anos de idade sem emprego, partem o nosso negócio, nós somos Zé Ninguém, isto é injustiça”, clama a morador do bairro Jika que viu a sua propriedade destruída e sem qualquer compensação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana