quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Guiné-Bissau: Chefe do Governo lamenta saída do ministro da Administração Interna




O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, lamentou hoje perante os jornalistas a saída de Botche Candé do cargo de ministro da Administração Interna e prometeu anunciar nos próximos dias o nome do novo responsável pela pasta.

Domingos Simões Pereira reuniu-se hoje com o Presidente da República, José Mário Vaz, a quem fez um ponto de situação sobre as atividades de governação, num encontro que disse ser rotineiro e semanal.

Questionado sobre se a saída de Botche Candé se deveu a razões pessoais, o primeiro-ministro disse que não.

"Reconheço que é uma baixa no meu Governo", referiu.

"O presidente da República usou uma prerrogativa que lhe assiste, é constitucional. É justa a decisão", disse ainda Simões Pereira.

Botche Candé saiu do Governo na sexta-feira, alegadamente por sua iniciativa, conforme um decreto presidencial que anunciou a sua exoneração sem especificar os motivos.

Dias antes, o ministro teria sido impedido por rebeldes do Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC) de visitar certas zonas da fronteira com o Senegal.

O movimento luta há mais de 20 anos pela independência daquela província do resto do território senegalês e foram encontrados em território guineense.

O primeiro-ministro negou que tenha falado hoje com José Mário Vaz sobre Botche Candé, mas adiantou aos jornalistas que nos próximos dias vai apresentar ao presidente guineense o nome do próximo responsável pela pasta da Administração Interna.

Com a saída de Candé do Governo, o ministério tem sido coordenado interinamente pelo secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca.
Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana