terça-feira, 30 de dezembro de 2014

São Tomé e Príncipe: Japão dá o arroz mas quer esclarecimentos ou suspende doações




Povo já começou a devorar o arroz de 13 contos

O Governo assumiu os custos pela distribuição do arroz ofertado pelo Japão a toda a região do país. O produto muito consumido, chegou ao mercado por 13 mil dobras o quilo. Bichas, um pouco pelas lojas da cidade capital e não só, marcam a venda do arroz de 13 mil dobras. Um preço popular, fixado pela ADI ainda na campanha para as eleições legislativas de Outubro último.

Alguns comerciantes, estão a aproveitar a grande procura do arroz de 13 contos, para forçar a venda de outros produtos. Por exemplo, em algumas lojas e quitandas, o arroz de 13 contos está a ser vendido casado com caldo, etc.

No entanto, o Japão que oferece a São Tomé e Príncipe, várias toneladas do tal arroz por ano, já ameaçou, suspender o fornecimento, caso as autoridades são-tomenses, não esclareçam situações anómalas que ocorreram nos anos 2007 e 2008.

Certo para já é o corte do fornecimento em 30% na remessa que será enviada ao país para o ano 2016. Tudo segundo o Governo, por causa de mil toneladas de arroz, cujos sacos terão alegadamente rasgado no ano 2013.

Abel Veiga – Téla Nón (st)

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana