segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hospital público de Macau prepara sala de oração para muçulmanos




Macau, China, 02 fev (Lusa) - O hospital público de Macau, São Januário, vai disponibilizar em breve uma sala de oração para os pacientes e familiares de fé muçulmana, indicaram os Serviços de Saúde de Macau (SSM).

Em resposta à agência Lusa, os SSM explicaram que o hospital quer transformar uma sala já existente, que pode ser utilizada para oração, num espaço equipado para o efeito, contando, para isso, com a ajuda da União Islâmica de Hong Kong, que trabalha em cooperação com a associação de Macau.

Atualmente, o Centro Hospitalar Conde de São Januário tem uma "sala de receção", multiusos, que os doentes muçulmanos e os seus familiares podem utilizar para orações, desde que requisitada com antecedência junto do gabinete de relações públicas. Esta sala "está equipada com as indicações para oração islâmica, sítio para a ablução/ritual de purificação e outros utensílios para as orações", esclareceram os SSM.

Os serviços explicaram que aguardam agora que as associações "se pronunciem sobre a criação da sala de oração islâmica" no hospital.

A criação de uma sala de oração no São Januário começou por ser discutida com o antigo imã da Mesquita de Macau, falecido há cerca de ano e meio, mas não sofreu desenvolvimentos nos últimos anos.

Na passada sexta-feira, o porta-voz da Associação Islâmica de Macau, Ali Mahomed, e o imã de Hong Kong, Uthman Yang (que desde a morte do imã de Macau se tem deslocado semanalmente ao território para conduzir os rituais na mesquita) reuniram-se com os Serviços de Saúde, depois de terem sido convidados a pronunciar-se sobre as instalações.

Segundo Ali Mahomed, os SSM pediram esclarecimentos sobre a orientação do 'qibla', que indica a direção de Meca, para onde devem ser dirigidas as orações, sendo também requisitado um sinal em árabe com indicações, que a associação espera disponibilizar em breve.

Quanto à disponibilização de refeições 'halal' - em que a carne é preparada de acordo com a lei islâmica -, os SSM esclarecem que podem ser requisitadas com antecedência, permitindo ao hospital encomendar ao fornecedor.

ISG// APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana