quarta-feira, 4 de março de 2015

Governo timorense congelou contratações na função pública - primeiro-ministro




Díli, 04 mar (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Rui Maria Araújo, disse hoje que o Governo deliberou congelar todas as contratações na função pública, como primeiro passo para o processo de reforma do setor público.

"É o primeiro passo para podermos refletir, depois, sobre as necessidades e a quantidade de funcionários necessários, sobre a dinâmica e sobre o trabalho público em si", disse à agência Lusa.

No final de fevereiro, numa entrevista à televisão timorense, RTTL, Rui Araújo considerou que metade dos atuais 32 mil funcionários públicos permanentes e casuais pode ser desnecessária, defendendo um processo de reforma do setor público que o torne mais eficaz e eficiente.

"Fico com a impressão de que só metade destes 32 mil funcionários é que estão a cumprir serviço efetivo", afirmou na altura.

"Temos de nos perguntar: precisamos de tantos funcionários públicos? Ou com contratos para toda a vida? Podemos introduzir contratos de cinco anos, com mecanismos de avaliação", questionou.

Recorde-se que o Conselho de Ministros aprovou na terça-feira, na sua terceira reunião, o Programa do VI Governo Constitucional, texto que segundo disse à Lusa hoje o primeiro-ministro deverá ser remetido para o Parlamento Nacional na próxima semana.

Em comunicado divulgado na segunda-feira o Governo explica que o debate sobre o programa do executivo começou na reunião da semana passada, depois de "duas semanas de intensa atividade para estabelecer as bases do trabalho que o Governo pretende completar, durante o seu mandato, até finais de 2017".

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana