sexta-feira, 24 de abril de 2015

Delegação angolana satisfeita com resultados da Conferência Ásia-África




Jakarta (Dos enviados especiais) - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, manifestou hoje, quinta-feira, em Jakarta (Indonésia), a satisfação da delegação angolana pelos resultados e trabalho desenvolvido ao longo da Cimeira Ásia-África.

Em declarações à imprensa, o ministro realçou a importância dos três documentos adoptados pela Cimeira, que são a Mensagem de Bandung, sobre o revigoramento da parceria estratégia entre os dois continentes e a declaração das nações asiáticas e africanas em apoio à Palestina.

O ministro salientou ainda a sua importância pelo facto de verificar-se a solidariedade, exprimida pelo movimento, para com a causa da Palestina e, por outro, o realce para a própria cooperação entre a África e Ásia, que ao longo dos tempos se tem consolidado cada vez mais.

Explicou que este facto pode ser analisado através dos termos mostrados relativos às trocas comerciais, o crescimento económico das regiões, assim como a cooperação política.

Já no que diz respeito ao Conselho de Segurança e a Assembleia-Geral, acrescentou o ministro Chikoti, nota-se que há um grande engajamento entre as partes e “acho que isso se torna importante, particularmente porque aqui exprimiu-se a vontade da reforma neste órgão”.

Concretamente em relação a participação do país, classificou-a como tendo sido boa e  teve o seu ponto mais alto com a intervenção do Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, no debate geral desta Cimeira.

Acrescentou ainda que outro aspecto importante, relativo à participação do país, teve haver com os encontros bilaterais, mantidos com o presidente de Timor-Leste, Taur Ruan Maruk, o Primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, a Vice-presidente da Zâmbia, Inonge Wina, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Eritreia, Osman Saleh.

Referiu ainda que hoje “recebemos uma carta vontade do ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura, que quer visitar Angola, em função do encontro de quarta-feira. Nota-se um grande potencial de cooperação entre os dois países”.

Acrescentou ainda que a ”própria Indonésia, que já tem alguma cooperação bilateral com Angola, manifesta também a intenção da sua intensificação”.

Dai haverá nos próximos tempos a conclusão de um acordo, para que tenhamos uma Comissão Bilateral e possamos aumentar a cooperação”, precisou.

Portanto, acrescentou, podemos dizer que é um balanço extremamente positivo destes dias em termos de Cimeira, tanto no domínio bilateral, como multilateral.

Participaram da Cimeira, que teve início quinta-feira e visou saudar o 60 anos da Conferência de Bandung e os 10 anos da parceria estratégica entre os dois continentes, distintos líderes africanos e asiáticos, tal como os presidente da China, Xi Jinping, do Irão, Hassan Rouhani, do Madagáscar, Hery Rajaonarimanpianina, do Zimbabwé, Robert Mugabe, Rei da Jordânia, Abdullah II, os primeiro-ministro da Palestina, Rami Hamdallah, do Japão, Shinzo Abe, de Singapura, Lee Hsien Loong, entre outras entidades importantes dos dois continentes.

Angop

Sem comentários:

Mais lidas da semana