quarta-feira, 1 de abril de 2015

Estudo – Afrosondagem. Cabo-verdianos confiam cada vez menos nas instituições



Andre Amaral – Expresso das Ilhas

Os cabo-verdianos estão cada vez menos confiantes nas suas instituições, refere um estudo da Afrosondagem que vai ser amanhã divulgado.

Segundo os dados deste estudo menos de metade (49%) declararam que confiam nas instituições, “o que indica uma perda de dez pontos percentuais, comparativamente aos dados divulgados em 2011”, refere a Afrosondagem.

Este estudo revela igualmente que “todas as instituições foram afectadas pela perda de confiança por parte dos cidadãos, desde a Presidência da República, passando pela Assembleia Nacional, o Primeiro Ministro, os eleitos locais, os partidos políticos na oposição, o PAICV, sendo este último o que registou a maior queda em termos de confiança entre as instituições eleitas”. Para os autores deste estudo “a perda de confiança atinge tanto as instituições eleitas como as não eleitas. No entanto, constata-se que a perda de confiança é mais acentuada entre as instituições eleitas. A instituição militar e os tribunais continuam a merecer os níveis de confiança mais elevados”.

Numa altura em que a contestação à classe política é grande a Afrosondagem revela que é “generalizada a percepção dos cidadãos de que os políticos colocam na prioridade das suas agendas a resolução dos seus problemas em detrimento dos da população”.

A confiança dos cabo-verdianos no PAICV é de 39% dos cabo-verdianos, um valor, ainda assim, muito próximo dos 42% registados pelos dois partidos da oposição em conjunto.

Também o Primeiro-ministro “foi bastante penalizado” neste estudo, tendo merecido a confiança de 47% dos cabo-verdianos, seguida pela Assembleia Nacional com 45% de citações. Numa posição mais vantajosa, mas igualmente em queda surge o Presidente da República que merece a confiança de 57% dos cabo-verdianos, contra 66% assinalado em 2011.

Sem comentários:

Mais lidas da semana