quinta-feira, 23 de abril de 2015

Moçambique - Xenofobia. MAIS MOÇAMBICANOS REGRESSAM AO PAIS




Maputo, 23 Abr (AIM) Mais de quatrocentos moçambicanos vítimas de ataques xenófobos na África do Sul regressaram hoje ao país, tendo sido acomodados transitoriamente no centro criado para o efeito no distrito de Boane, província de Maputo.

Ao todo são 429 concidadãos que chegaram ao país em autocarros organizados pelas autoridades moçambicanas, contando-se entre eles 48 crianças, 123 mulheres e 258 homens.

Segundo o director adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC),Casimiro Dos Santos Teresa Abreu, outros cerca de cem moçambicanos transportados em dois autocarros partiram ainda hoje de Durban com destino a Maputo.

O centro de Boane, com 40 tendas para acomodar imigrantes moçambicanos provenientes da África do Sul, é o primeiro ponto de trânsito de acolhimento antes destes rumarem para os seus pontos de origem.

Este é o segundo grupo de moçambicanos que regressam ao país sob a égide do governo moçambicano. O primeiro grupo, composto por 107 cidadãos, chegou a Maputo na semana passada.

Outros 1.500 moçambicanos regressaram ao país com recursos próprios, segundo disse, terça-feira, o porta-voz do governo, Mouzinho Saíde, apos o Conselho de Ministros.

Albertina Vilanculos, uma das retornadas, pediu apoio do governo, no sentido de dar mais atenção as vítimas de xenofobia.

Os sul-africanos mataram crianças e adultos. Aquilo está mal. Agora que cheguei sinto-me bem, pois estou em casa, mas pedimos ao governo que cuide de nós, disse Vilanculos.

A onda de ataques xenófobos surgiu depois de depoimentos do Rei Goodwill Zwelithini, convidando estrangeiros a abandonar o país, alegacões desmentidas por esta autoridade tradicional, que diz que foi mal interpretado.

Esta vaga anti-imigrantes causou pelo menos sete mortes, entre as quais três moçambicanos.
(AIM) ht/sn

Sem comentários:

Mais lidas da semana