terça-feira, 19 de maio de 2015

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA NO PARQUE EDUARDO VII – 28 de Maio a 14 de Junho




Feira do Livro de Lisboa o regresso com conferências, "show cooking", novidades para os miúdos

A 85.ª edição, que se realiza de 28 Maio a 14 de Junho no Parque Eduardo VII contará nesta edição com muitas novidades, para além de uma número record de participantes e de pavilhões esperando deste modo ultrapassar o número de visitantes.

De regresso à cidade de Lisboa, a 85.ª edição da Feira do Livro de Lisboa traz novidades que vão surpreender todos os que a visitem, entre 28 de Maio e 14 de Junho, no Parque Eduardo VII.

A inauguração oficial está marcada para as 16:00 do dia 28 de Maio, contando com a presença de Fernando Medina, presidente da edilidade e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Uma das principais novidades deste ano é o palco "Show Cooking", localizado na entrada da Feira do Livro junto ao Marquês de Pombal, onde será dado destaque às apresentações de livros de gastronomia e culinária, permitindo assim ir ao encontro de um tema que suscita cada vez mais interesse por parte do público.

"Retomando o conceito de restauração da edição passada, que se provou um verdadeiro sucesso, a 85.ª Feira do Livro de Lisboa vai contar com mais de 30 espaços gourmet/street food, 11 dos quais novidade, permitindo aos visitantes usufruírem, ainda mais, desta zona de lazer.

Assim, entre compras, debates e sessões de autógrafos, todos poderão aproveitar a área da restauração composta por inúmeras ofertas gastronómicas, desfrutando de uma refeição descontraída, quer seja em família ou entre amigos", refere a nota de imprensa.

Pela primeira vez, e realizada em parceria com as Bibliotecas Municipais de Lisboa, a Feira do Livro vai permitir a cerca de 120 crianças passarem uma noite única na Feira, rodeadas de livros, histórias e letras.

A iniciativa "Noites Happy Readers: Acampar com Histórias", apoiada pela McDonald's Portugal, repete-se durante seis noites ,29 e 30 de Maio, 05, 06, 12 e 13 de Junho, tendo como objectivo desenvolver o gosto pela leitura junto dos mais novos. Será uma forma diferente de promover o Livro e o encanto que o mesmo transmite com as estórias que encerra.

O acampamento terá início pelas 18:30, seguindo-se uma visita pela Feira do Livro, passando pelo stand das Bibliotecas de Lisboa e pela Happy Van, uma biblioteca móvel desenvolvida com o intuito de fomentar os hábitos de leitura, de uma forma lúdica.

Após o jantar os participantes serão envolvidos por fazedores de livros, desenhadores de personagens e contadores de palavras, num programa surpresa que será diferente a cada noite, propiciando a cada grupo uma experiência única e inesquecível.

O programa vai contar com a participação de nomes como Marc Parchow (ilustrador), que vai contar uma história, tocar viola, cantar e ilustrar; João Ricardo (actor e escritor) e Ana Sofia Gonçalves (ilustradora), que vão contar a história "Queres namorar comigo", seguindo-se uma oficina de ilustração; Sandro Junqueira (escritor, actor e encenador); e Bruno Batista (contador de histórias). Ainda antes da hora de deitar, os participantes desta actividade andarão "Em Busca do Papiro" num peddy paper pela Estufa Fria de Lisboa, onde irão descobrir não só o espaço em si, mas também aprender sobre as muitas plantas que habitam o espaço.

A hora do sono não chega, porém, sem se ouvir uma "História de Encantar" e pela manhã, depois do pequeno-almoço, os participantes preencherão o diário gráfico desta experiência e percorrerão os jogos pedagógicos das "Ideias com História" até os pais chegarem, pelas 10:45.

Outra das novidades da 85.ª edição da Feira do Livro de Lisboa será a realização de um ciclo de conferências em cada quinta-feira, 28 de Maio, 04 e 11 de Junho e que contará com a presença de um orador Internacional que colocará em debate a perspectiva europeia da indústria do livro.

A 28 de Maio, a conferência será subordinada ao tema dos direitos de autor/pirataria e contará com a presença de Pierre Dutilleul, Presidente da Federation of European Publishers, de Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura e de João Alvim, Presidente da APEL.

A segunda conferência, a 04 de Junho, abordará o tema da lei do preço fixo e contará com a presença de Kyra Dreher, Co-Presidente da European and International Booksellers Federation.

A última das três conferências, que acontecerá no dia 11 de Junho, traz a Portugal Richard Charkin, Presidente da International Publishers Association e terá como tema os constrangimentos internacionais aos direitos de autor e à luta contra a pirataria.

Outra das novidades será o I Encontro Literário "Nós e os Livros", que num ambiente informal e descontraído reúne vários adeptos da literatura para uma conversa em torno de um denominador comum, o Livro, com vários painéis temáticos.

Em parceria com o Diário do Distrito e os blogues Os Livros Nossos e Crónica de Uma Leitora, a organização da Feira promove no dia 10 de Junho, a partir das 15:00, os painéis: "Novos trends da literatura - do new adult às adaptações"; "Literatura fantástica – o que se lê em Portugal? Géneros, subgéneros e públicos-alvo"; "Literatura policial/thriller – clássicos ou contemporâneos?"; e "Literatura erótica e romântica – géneros, subgéneros e trends actuais".

"A Fundação Francisco Manuel dos Santos volta a marcar presença na 85.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, promovendo um ciclo de 11 debates subordinados a temas distintos, com convidados e oradores variados. Tendo como missão estudar e debater a sociedade portuguesa, os debates promovidos pela Fundação, na Feira do Livro, abordarão temas como a economia portuguesa, o parlamento português, o ensino, entre outros", refere a nota de imprensa.

Os voluntários também regressam à 85.ª edição da grande festa do livro para prestarem apoio nas funções de Apoio à Programação, Informação ao Visitante e Apoio à Divulgação e Redes Sociais.

E a pensar nos visitantes que gostam de ter a informação "na palma da mão", o site http://feiradolivrodelisboa.pt/ está, uma vez mais, disponível e adaptado a smartphones e tablets.

O concurso "Livraria Preferida" é, uma vez mais, promovido pela APEL com o objectivo de destacar as livrarias, livreiros e a qualidade de serviço dos mesmos.

A "Livraria Preferida" estará em votação até dia 10 de Junho, em apel.pt. Os prémios serão anunciados no decorrer da Feira, no dia 12 de Junho.

O horário para visitar a 85.ª edição do certame repete-se uma vez mais: entre segunda e quinta-feira das 12:30 às 23:00; sexta-feira e véspera de feriado das 12:30 às 24:00; sábado das 11:00 às 24:00; e domingo e feriado das 11:00 às 23:00.

"A 85.ª edição da Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e das Bibliotecas de Lisboa, entidade responsável pelo desenvolvimento da programação cultural, com especial incidência nas iniciativas destinadas ao público infantil e às famílias, a decorrer no Espaço Infantil da Feira", divulga a nota de imprensa.

Zita Ferreira Braga - Hardmusica

Sem comentários:

Mais lidas da semana