segunda-feira, 4 de maio de 2015

Presidente chinês irá a Moscovo participar nas comemorações do fim da II Guerra




Pequim, 04 mai (Lusa) - O Presidente chinês, Xi Jinping, visitará no final desta semana a Rússia, onde assistirá às comemorações do 70.º aniversário do final da II guerra mundial, anunciou hoje o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Antes de chegar a Moscovo, na próxima sexta-feira, Xi Jinping visitará o Cazaquistão e, depois da Rússia, irá à Bielorússia, de 10 a 12 de maio.

O final da II Guerra Mundial é celebrado em Moscovo a 09 de maio como o "Dia da vitória da Grande Guerra Patriótica".

Este ano, pela primeira vez, um destacamento da guarda de honra chinesa participará no tradicional desfile militar com que a Rússia assinala aquela efeméride.

A II Guerra Mundial decorreu de 1939 a 1945.

A anunciada viagem de Xi Jinping será a sua terceira visita à Rússia no espaço de apenas dois anos.

Xi Jinping assumiu a chefia do Partido Comunista Chinês em novembro de 2012 e quatro meses depois foi eleito presidente da República pela Assembleia Nacional Popular Nacional.

O primeiro país que visitou oficialmente como chefe de Estado foi a Rússia, no final de março de 2013.

Em fevereiro de 2014, na cidade russa de Sochi, Xi Jinping assistiu à abertura dos Jogos Olímpicos de inverno, tornando-se o primeiro Presidente chinês a participar numa cerimónia do género fora da China.

China e Rússia partilham uma fronteira com cerca 4.200 quilómetros de extensão.

As duas economias são consideradas "complementares", nomeadamente no domínio energético, e no plano político, devido às tensões com os governos ocidentais, Pequim e Moscovo estão também cada vez mais próximos

AC // DM

Sem comentários:

Mais lidas da semana