domingo, 21 de junho de 2015

Angola – Repressão. CERCA DE 20 ATIVISTAS DETIDOS EM LUANDA




As detenções começaram por volta das 15h de sábado e o paradeiro dos activistas é ainda desconhecido.

Durante a tarde de ontem, cerca de 20 activistas foram presos pela Polícia Nacional em Luanda. Entre os detidos confirmados encontram-se Luaty Beirão, Manuel Nito Alves, Mbanza Hamza e Nelson Dibango dos Santos.

Fontes próximas revelaram que Luaty Beirão chegou à sua residência tranquilo mas já algemado, o activista havia sido detido num outro local onde afirmou apenas estar a conversar com amigos. A deslocação à residência do activista cumpria o objectivo de apreensão de material informático e durou cerca de meia hora. Afirmando ter um “mandado de apreensão”, sem no entanto nunca o apresentar, os agentes confiscaram material fotográfico, discos externos e de memória e computadores, no valor de cerca de USD 20 mil.

Foi pedido pela família do activista o direito de solicitação de um advogado, ignorado pelos cerca de dez agentes armados que se encontravam no local, três deles vestidos à civil. Na residência encontravam-se a mulher de Luaty Beirão, a filha de um ano e meio do casal e a empregada. Todo o aparato foi assistido por várias pessoas que se encontravam na rua.

A detenção aconteceu por volta das 16.15h de Sábado e o paradeiro dos activistas é ainda desconhecido.

Em Nota de Imprensa, o Serviço de Investigação Criminal do Ministério do Interior tornou público que durante o dia, em “várias diligências nesta cidade de Luanda”, foram levadas a cabo detenções em “flagrante delito de 13 (treze) cidadãos nacionais, que se preparavam para realizar actos tendentes a alterar a ordem e a segurança pública do país”, acrescentando ainda que “durante a operação foram apreendidos uma série de meios de prova”.

O Rede Angola não conseguiu contactar o Serviço de Investigação Criminal, não existindo assim confirmação se a Nota de Imprensa que circula pelos órgãos de comunicação social se refere às acções levadas a cabo pela polícia.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana