domingo, 7 de junho de 2015

PARTIDO DE ERDOGAN PERDEU MAIORIA ABSOLUTA - televisões turcas




O partido do Presidente islamita-conservador turco Recep Tayyip Erdogan perdeu hoje a maioria absoluta que detinha no parlamento há 13 anos, segundo números divulgados pelas televisões turcas.

Segundo dados divulgados pelas televisões no início da noite, com base na contagem de 70% dos votos, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) figura em primeiro lugar mas apenas com pouco mais de 43% dos votos, correspondentes a 267 do total de 550 deputados do parlamento, o que o obriga a formar governo de coligação.

A formação pró-curda Partido Democrático do Povo (HDP) conseguiu ultrapassar os 10% de votos necessários para entrar na Assembleia Nacional, devendo eleger pelo menos 70 deputados. Os dois outros principais concorrentes do partido do poder, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) e o Partido de Ação Nacionalista (MHP, direita) deverão obter 24% e 17% dos votos, correspondentes a 124 e 85 lugares, respetivamente.

As eleições de hoje eram consideradas as mais incertas desde 2002 e à partida os observadores aventavam a possibilidade de o AKP perder a maioria absoluta garantida em anteriores escrutínios.

Cerca de 54 milhões de eleitores turcos estavam inscritos para votar.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana