segunda-feira, 15 de junho de 2015

Portugal. PALAVRAS BEM DITAS


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Vamos dar uma voltinha pelos títulos de hoje na comunicação social. No caso recorremos ao Notícias ao Minuto. Obrigado, rapazes e raparigas "ao minuto".

Cavaco, cobra cuspideira

Sempre Cavaco. Desta vez anda a passear pela Bulgária. É um passeante de bradar aos céus e um gastador daquilo que não lhe pertence de bradar aos infernos. Esta é a visão de Cavaco: venha o meu, sempre. O que é dos outros posso esbanjar. Mas não é por isso que não se considera o Poupadinho da Silva. À Bulgária. O que é que ele vai fazer à Bulgária? Como noutras viagens falará das potencialidades de negócios e parapatchim-parapatchá… Depois, dá em nada ou quase nada. Pelo menos para compensar o que retira do orçamento caseiro dos portugueses. Mas é assim (até um dia). Eles é que têm os livros, eles é que sabem. Não por acaso, um amigo norte-americano perguntou-me como era possível um país tão pequeno conseguir reunir tantos ladrões nos poderes… Pois, Edmond, parece que eles crescem como os cogumelos… Até um dia.

Mas isto foi um aparte. Cavaco está feliz com a venda da TAP. Pudera. Se alguém conseguisse vender o país por atacado, todo inteirinho, Cavaco ainda ficava muito mais feliz. Força para isso ele faz mas a chatice é que só compram aos bocados. Uma coisa ali, outra aqui…

Cavaco. Jerónimo de Sousa disse o que dele tinha a dizer e é título no Notícias ao Minuto e outros: TAP. Jerónimo considera "chocante" declaração deCavaco Silva. Pois é Jerónimo, é chocante e não só. É repulsivo. Cavaco a falar disso até parece uma cobra cuspideira. Vão lá e leiam, para ver se a verdade das palavras e sentir sobre o dizer do repelente sujeito que ocupa a Presidência da República não é mais que legítimo. Palavras bem ditas.

Passos, untuoso prestidigitador

Passos vai de vento em popa (a popa é um pássaro que só come trampa) a debitar trampa (a popa come Passos vomita a trampa). Daí a coordenadora do Bloco ter dado letra ao título: Catarina Martins. Passos é capaz de dizer que "uma garrafa de plástico é porcelana".

Ah pois é. É e já vimos que sim sem lugar a dúvidas. Tem passado os tempos de desgovernança e depaupério de Portugal a fazer prestidigitação com o maior dos descaramentos. É estilo aqueles com quem anda. Olhem, o Relvas, por exemplo, que era um “doutor” que não era doutor. A não ser só doutor do cambalacho. São os parasitas Chicos Espertos que foram paridos pela juventude laranjada e que têm por negócio as vigarices, as tramóias, a desonestidade intelectual e outras. O rapaz estava para ser prestidigitador mas acabou por sair da placenta ajavardada da JSD com destino marcado pelo fabricante de sucedâneos muito-bem-na-vida chamado Ângelo Correia. Agora, olhem, temos de o gramar porque os portugueses andam com o espírito pobre e anémicos mas gostam da fruta e do slogan: fome e porrada não vos há-de faltar.

Vai daí saiu na rifa de Portugal a mole imensa de vendilhões e prestidigitadores que convencem otários aos milhões bramindo uma garrafa de plástico ou várias, dizendo e convencendo a assistência que é de porcelana. Até parece que a Catarina Martins não tem cá estado. Oh senhora, mas qual é a admiração? Ele diz e convence. Indromina. A admiração deve estar naqueles que vêem que a garrafa é de plástico e não são capazes de deixar o vendilhão aldrabão a falar para as paredes. Na volta votam nele e afirmam-se uns grandes masoquistas. Calhaus… O que se queira. Pior é que arrastam nessa senda horrível muitos milhões de portugueses e o país. Destino? O descalabro. A fome. A penúria. A exploração desbargada… Tudo isso e muito mais. De qualquer modo é sempre bom que alguém vá avisando. Vá chamando à atenção os portugueses: “rapaziada, temos um primeiro-ministro que é um charlatão, pessoa capaz de dizer e convencer que uma garrafa de plástico é de porcelana.” Palavras bem ditas.

Tavares, pobre livre

Rui Tavares. Do Livre – Tempo de Mudança. Mudanças era com o Galamas, uma empresa da especialidade. Agora é o Livre a querer mudar o país. Querias? Será que o Rui Tavares não aprendeu que mudar é coisa que a seita referida atrás não quer e não deixa, a não ser à porrada ou através de um grande cagaço do estilo do 25 de Abril de 1974? O Rui ainda não aprendeu nada? Oh jovem, vamos lá a abrir a pestana. Francamente.

Diz no título: Rui Tavares "Governo não deixará pedra sobre pedra até ao seu último minuto"Ah. Isso já Tavares aprendeu. Mas então o que é que o Livre pensa que poderá fazer perante (contra) a máfia que existe no Arco da Governação e ilhargas? Rui. As intenções podem ser das melhores e legítimas mas só unidos é que os venceremos. De contrário com mais partidos todos partidos e ínfimos só se contribui para mascarar ainda mais a democracia e enfraquecer os milhões que de facto podem mudar isto e recuperar a democracia, a justiça, as liberdades, o respeito pelos direitos dos cidadãos, incluindo os Direitos Humanos, etc.

Pelo que se sabe Portugal não é pobre como o pintam. Há ainda muito para vender, para desbaratar, para roubar. Mais uma  reeleição e então sim, não ficará pedra sobre pedra no país. Palavras bem ditas.

Partido Socialista a fazer de conta

É isso mesmo. O PS anda a fazer de conta que não sabe, não percebe o que estão a fazer ou o que já fizeram em alegado secretismo. O PS anda numa ciranda de faz-que-faz, diz-que-diz… E o que desse raciocínio mais houver.

Lê-se no Notícias ao Minuto: TAP. PS questiona base das informações de Cavaco sobre processoOh PS, mas que treta é essa? A base de informações de Cavaco Silva é o seu governo. Sobre o processo da TAP e outros mais. O mago de Belém está super informado sobre os desempenhos do seu governo. Nem é do modo de ser de Cavaco, PR da direita ressabiada e saudosista do salazarismo, não estar inteirado das vendas, concessões e outras negociatas do seu governo. É o seu governo. E o PS sabe isso. Então para quê questionar quais as informações que Cavaco tem? Deixem-se de rodriguinhos e hipocrisias para parecerem oposição, quando não o são. Francamente.

Recordemos que ainda de nada sabíamos sobre o aeroporto, o novo, em Rio Frio, era o PS governo, e um amigão de longa data de Cavaco desatou a comprar terrenos nas imediações do eventual novo aeroporto porque teve informação previligiada. Como soube? Foi o governo PS que o informou secretamente? Foi? Sabendo que o marmanjo faz parte da parelha de Cavaco Silva?

Porque o PS nada tem de socialista também nas suas fileiras existem cavaquistas. Vamos lá a deixar de fazer de conta. Afinal existem portugueses que sabem muito bem que o PS de socialista nada tem, nem de social-democrata, nem… O que os partidos do Arco da Governação querem e fazem é governarem-se e aos amigos. Estas sim, são palavras verdadeiras, bem ditas.

Galamba com todos

Já que estamos na área do PS vamos lá repescar o João Galamba. Jovem deputado. Jovem dirigente. Ainda com poucos vícios. Smpático. Acessível. Dele sobra hoje este título:  João Galamba. "Paulo Portas vem agora fingir que é um tipo respeitável".

A abordagem ao simpático e lavadinho João Galamba cabe aqui mais em homenagem do que outra coisa. É de lana caprina o que ele afirma sobre Paulo Portas. Portugal sabe que Portas é um vigarista de primeira-apanha que vai escapando pelos intervalos da chuva devido a existirem outros políticos nos partidos do Arco da Governação dupla ou triplamente mais vigaristas que Portas. Só por isso ele escapa. E também por Portugal estar com o setor da Justiça nas mãos de uns quantos mafiosos… Mas isso são outras conversas.

Ora o que João Galamba está a proporcionar ao PS é que ainda pareça mais um partido político honesto, como João, quando não é. João contribui para que o PS até pareça um bocadinho socialista, quando não é.

Nem ao João nem a Portugal é desejável que ele se estrague e seja absorvido pela matula que fez do PS um coio de malfeitores (como os outros do Arco). Por isso algo deve ser feito, pelo João e por outros dessa tempera no PS: sanear. Pelo menos fazer um regresso ao passado e voltar a ser um bocadinho socialista ou social-democrata… Mas sem vigaristas de permeio. É que uns quantos andam a conspurcar o PS há anos. E o que se pretende é um João com todos, sem contaminações, e não um João só com alguns. Palavras bem ditas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana