sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Criados 120 mil empregos no primeiro semestre em Moçambique




O Ministério do Trabalho de Moçambique anunciou hoje que 120 mil postos de trabalho foram criados durante o primeiro semestre de 2015, mas a oferta ainda não satisfaz a demanda.

Falando na abertura do Conselho Consultivo do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, a titular do pelouro, Vitória Diogo, afirmou que o Governo moçambicano pretende criar 1,5 milhões de empregos nos próximos cinco anos, em todo o país, cumprindo uma das promessas inscritas no Programa Quinquenal do Governo 2015-2019, recentemente aprovado pelo parlamento moçambicano.

"O crescimento económico de Moçambique não está ser acompanhado de um nível satisfatório de emprego", disse Vitória Diogo, no encontro, que decorre em Maputo.

Vitória Diogo salientou que Moçambique precisa de conjugar a qualidade e quantidade na formação, considerando que o Governo está a priorizar a adoção de um programa de "referência e excelência", como forma de responder às exigências do mercado.

"A nossa formação deve incluir programas padronizados, como forma de produzir uma força de trabalho em quantidade e qualidade que nos permitirá reduzir o número de trabalhadores estrangeiros em Moçambique", disse a ministra.

Dados divulgados na reunião indicam que, anualmente, cerca de 300 mil jovens entram para o mercado de emprego em Moçambique, num momento em que as empresas estrangeiras reclamam pela falta de mão-de-obra qualificada.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana