sábado, 26 de setembro de 2015

Grupo anuncia protesto em defesa dos valores de Hong Kong no Dia Nacional da China



Hong Kong, China, 25 set (Lusa) -- Um grupo de Hong Kong vai levar a cabo um protesto no dia 01 de outubro, Dia Nacional da China, para expressar descontentamento com o que consideram ser a erosão dos valores fundamentais da antiga colónia britânica.

Designado "Defende a Nossa Cidade" (Defend Our City), o grupo inclui o deputado do Partido Cívico Kwok Ka-ki e o ativista Edward Chin, que no ano passado coordenou um grupo de profissionais do setor das Finanças que apoiaram o movimento Occupy, informou a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

O grupo planeia vestir-se de preto durante o protesto, e recolher assinaturas da população em apoio à causa.

Em 2014, estudantes e ativistas pró-democracia ocuparam algumas zonas de Hong Kong num protesto em prol do sufrágio universal.

A campanha de desobediência civil conhecida por movimento Occupy arrancou a 28 de setembro e permaneceu nas ruas durante 79 dias.

No início desta semana a Frente Civil para os Direitos Humanos (Human Rights Civil Frent) disse que ia assinalar o primeiro aniversário do movimento Occupy com um protesto silencioso em frente à sede do governo de Hong Kong, em Admiralty.

Um minuto de silêncio será observado na segunda-feira às 17:58 - definido como o momento em que a polícia disparou gás lacrimogéneo sobre os manifestantes concentrados em Admiralty.

A Frente Civil para os Direitos Humanos disse que o objetivo do evento era refletir sobre o movimento e caminho a seguir, segundo o jornal South China Morning Post.

FV // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana