sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Portugal. PS admite que Cavaco se venha a colocar "à margem da democracia"



Os socialistas votarão contra um Governo da coligação e esperam que de seguida o Presidente indigite António Costa. A recusa em fazê-lo e um consequente Governo de gestão deixariam Cavaco a actuar fora das regras democráticas, dizem.

Após a decisão de Cavaco Silva de indigitar Pedro Passos Coelho, os socialistas preparam a próximo passo: chumbar um Governo do PSD e apresentar uma alternativa à esquerda, com apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e do PCP. Se o Presidente recusar essa solução emanada do Parlamento estará a actuar fora das regras democráticas, defendem num comunicado da Comissão Política Nacional enviado às redacções já depois das duas da manhã sexta-feira, dia 23 de Outubro, no qual se sinaliza que o PS considera ilegítimo um eventual Governo de gestão.

O Presidente pode ter "a legitimidade formal de convidar primeiro e, uma vez mais, Passos Coelho, para constituir governo" admitem os socialistas que acrescentam logo de seguida que, tal como o Presidente também afirmou, é à Assembleia da Republica que cabe a "última palavra", pelo que, defendem, Cavaco Silva terá de respeitar as decisões do Parlamento "nas dimensões positiva e negativa (...) sob pena de se colocar à margem da democracia", lê-se no comunicado.

No mesmo documento, o PS "reafirma, tendo em conta a existência de uma alternativa por si protagonizada e suportada por uma maioria parlamentar, que não viabilizará a constituição de um governo PSD/CDS" e espera que após esse chumbo, o Presidente proceda, "subsequentemente, à indigitação do candidato a Primeiro Ministro que beneficie de um apoio maioritário na Assembleia da República, nos termos da Constituição da República".

No discurso de quinta-feira à noite em que deu conta da indigitação de Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva lamentou não haver um acordo entre os "partidos políticos que apoiam e se revêem no projecto da União Europeia e da Zona Euro" e afirmou que fará tudo para impedir que Portugal dê sinais errados aos mercados e aos investidores.

"Depois de termos executado um exigente programa de assistência financeira, que implicou pesados sacrifícios para os portugueses, é meu dever, no âmbito das minhas competências constitucionais, tudo fazer para impedir que sejam transmitidos sinais errados às instituições financeiras, aos investidores e aos mercados, pondo em causa a confiança e a credibilidade externa do País que, com grande esforço, temos vindo a conquistar", afirmou o Presidente da República.

Cavaco Silva poderia recusar-se a indigitar um outro primeiro-ministro mas, como já não pode convocar eleições dado que o seu mandato está a terminar, tal implicaria que Portugal teria de ficar com um Governo de gestão até meados do próximo ano à espera do resultado de eleições legislativas que teriam de ser marcadas pelo novo Presidente que sair das eleições presidenciais de Janeiro.

Jornal de Negócios

Leia mais em Jornal de Negócios

Sem comentários:

Mais lidas da semana