sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Portugal. A REAÇÃO DA OPOSIÇÃO À TOMADA DE POSSE DO GOVERNO A CURTO PRAZO



"Em breve, este Governo empossado será substituído"

O XX Governo Constitucional tomou posse esta sexta-feira no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

O líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César comentou o facto de a coligação Portugal à Frente (PàF) ter assumido funções esta sexta-feira.

"O PS tem consciência da situação que o país hoje atravessa. E, por isso, não pode deixar de subscrever algumas considerações feitas pelo Presidente da República. Desde logo o reconhecimento das fragilidades económicas, sociais e financeiras que o nosso país atravessa que contrastam com a propaganda eleitoral da Direita", afirma.

Carlos César diz ainda concordar com o discurso de Cavaco Silva quanto aos compromissos europeus. "Não deixamos também de subscrever a ideia no que concerne à necessidade do Governo que vier a ser constituído estar em compromisso com os ideais europeus", assegura.

"O nosso país sem estabilidade não tem governabilidade", garante.

Para o socialista, "o Governo que hoje foi empossado tem um potencial de instabilidade e tem o vírus da sua incapacidade de promoção de uma maioria parlamentar".

Relativamente ao acordo que o PS tem vindo a discutir com a Esquerda (PCP e Bloco de Esquerda), Carlos César explica que as negociações ainda estão a decorrer. "Temos vindo a trabalhar na existência de um acordo que garanta uma maioria estável".

"Aquilo que hoje posso dizer é que os esforços que temos vindo a desenvolver estão a caminhar bem. Em breve, este Governo empossado será substituído. Muito em breve teremos condições para recuperar a estabilidade política", admite.

"O PS não deixa o país sem governo e portanto, se este governo for derrubado será substituído por uma alternativa", remata.

Notícias ao Minuto

Cavaco fez "um louvor ao governo santo"

Presidente da República apelou ao diálogo do PSD/CDS com os restantes partidos.

Marisa Matias foi muito crítica em relação ao discurso do Presidente da República na cerimónia de tomada de posse do novo Governo.

A candidata à Presidência da República pelo Bloco de Esquerda assumiu que “o Presidente tem toda a legitimidade formal e política para dar posse a Passos Coelho, mas mais uma vez aproveitou esta ocasião para fazer um louvor ao governo santo”.

Desta forma, entende a bloquista que a função do “árbitro da democracia em Portugal, como é o caso do Presidente, seria perfeitamente dispensável”.

“Lamento que o Presidente tenha feito um discurso de costas voltadas para o país e os problemas concretos que os portugueses vivem”, acrescentou Marisa Matias, frisando que “a rejeição ou aprovação” deste Executivo não está nas mãos do chefe de Estado mas da Assembleia da República.

Notícias ao Minuto

Cavaco promove "discussão política alheada da realidade"

Para o líder parlamentar do PCP, as palavras de Passos Coelho no seu discurso de tomada de posse mostram que, quando o Governo cair, este tenciona culpar a Esquerda pelo seu fracasso.

João Oliveira que o discurso de Cavaco Silva durante a tomada de posse do novo Governo provam que a forma com que o Presidente da República encara as necessidades dos portugueses são uma "falácia".

"É cada vez mais clara a extensão e dimensão da responsabilidade [de Cavaco] pela instabilidade que criou no país ao decidir indigitar Passos Coelho para formar Governo", apontou o líder parlamentar do PCP.

"Aquilo que é preciso é uma solução que corresponda aos problemas dos portugueses e retire o país do afundamento em que se encontra", o que não pode ser dado por um Governo de Direita sem maioria absoluta, considera João Oliveira.

"Também remeter para uma referência em abstrato sobre compromissos internacionais [...] é procurar fazer uma discussão política alheada da realidade do pais", disse em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Quanto ao discurso do primeiro-ministro hoje empossado prova que "a propaganda que o PSD e CDS quanto recuperação do país afinal era uma propaganda mentirosa" e que, "perante a seria probabilidade do fracasso" deste Governo, "Passos Coelho começa já a preparar a responsabilização de outros".

João Oliveira garante ainda que as negociações com o PS prosseguem sem "instabilidade nenhuma", mas diz que o seu partido não quer iludir ninguém quanto as suas "diferenças de perspetiva" com Partido Socialista.

Questionado sobre uma eventual preferência sobre uma moção de rejeição autónoma do PCP ou em conjunto com outras forças políticas, o líder parlamentar comunista disse apenas que "A durabilidade de qualquer solução governativa resulta das opções políticas que sejam feitas".

Notícias ao Minuto

Os Verdes acusam Cavaco de permanecer em "negação"

O partido Os Verdes acusou hoje o Presidente da República de permanecer em "negação" face ao resultado das últimas legislativas, reforçando os ecologistas a ideia de que "existem condições" para ser formado um executivo da iniciativa do PS.

"O Governo hoje empossado é um Governo que não tem condições para fazer passar um programa na Assembleia da República e, por isso, caso todos os partidos assumam as suas responsabilidades, este executivo será inviabilizado nos próximos dias 9 e 10 de novembro, dias para os quais está agendada a discussão do programa do Governo, sujeito a moções de rejeição já anunciadas", dizem Os Verdes em nota enviada às redações.

Face ao discurso hoje proferido por Cavaco, os ecologistas consideram que o Presidente da República "continua em estado de negação no que respeita ao resultado eleitoral que levou o PSD e o CDS a perderem a maioria" parlamentar.

"Por mais que o Presidente da República não se conforme com esta nova correlação de forças políticas entre os 230 deputados, a verdade é que ela existe e inevitavelmente determinará a XIII legislatura", prossegue o partido ecologista.

E continua a nota: "O PEV reafirma que existem condições para se formar um Governo da iniciativa do PS e para se criarem políticas em Portugal que contrariem o ciclo de empobrecimento, de precariedade e de desinvestimento fomentado pelo anterior Governo, políticas positivas para as quais os Verdes farão questão de dar o seu contributo, como é sua responsabilidade e compromisso sempre assumido".

Pedro Passos Coelho foi hoje empossado primeiro-ministro do XX Governo Constitucional, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, durante uma cerimónia no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Na cerimónia, o Presidente da República afirmou que o executivo de Pedro Passos Coelho tem plena legitimidade constitucional, reiterando que em 40 anos de democracia a responsabilidade de governar sempre coube a quem ganhou as eleições.

Nos próximos dias 9 e 10, o Governo apresentará o seu programa à Assembleia da República. PS, PCP e BE anunciaram a intenção de apresentar moções de rejeição que, a serem aprovadas, implicam a demissão do Governo.

Lusa, em Notícias ao Minuto

"Daqui a 15 dias és tu", disse Mesquita Nunes a João Galamba

PS foi representado na tomada de posse do novo Executivo por João Galamba.

Nos momentos que antecederam a cerimónia de tomada de posse do novo Governo, Adolfo Mesquita Nunes cumprimentou o socialista João Galamba à entrada do Palácio da Ajuda, em Lisboa.

O breve cumprimento entre ambos foi presenciado por uma jornalista da RTP, que reproduziu a frase dita pelo secretário de Estado do Turismo ao líder da bancada do PS.
“Daqui a 15 dias és tu que subirás esta escadaria”, terá dito Mesquita Nunes a João Galamba.

Perante a divulgação desta informação, fonte do CDS reagiu assegurando que a frase terá sido formulada em forma de pergunta: “Daqui a 15 dias és tu que subirás esta escadaria?”. Fica a dúvida.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana