quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SALÁRIO MINIMO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE




Após reuniões de concertação social que envolveram nomeadamente os sindicatos do país, o governo são-tomense fixou hoje, pela primeira vez, o salário mínimo da função pública a 1 milhão e cem mil dobras, o equivalente a 47 euros, esta medida devendo começar a ser aplicada a partir de 2016.

Ao felicitar-se com a adopção desta medida Aurélio Silva, presidente do sindicato dos trabalhadores da função pública, refere contudo que subsistem grandes desigualdades no seio do sector público. Para este dirigente sindical "há uma injustiça a nível da distribuição salarial na função pública. Há o regime da classe política dirigente, há outros regimes que desconhecemos, não há um regime qualificador nacional que faça de A a Z uma distribuição equitativa".

Para além das discrepâncias salariais, Aurélio Silva dá conta igualmente do problema do desequilíbrio entre o valor dos salários e o custo de vida que vai aumentando. Na sua óptica isto cria desmotivação no seio da função pública: "fez-se umas adaptações, mas não foi suficiente", lamenta o dirigente sindical ao anunciar que pretende organizar um debate nacional sobre a condição dos funcionários públicos em São Tomé e Príncipe possivelmente em finais de Outubro, "para alterar todo o xadrez que for necessário alterar".

RFI – foto Tela Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana