domingo, 1 de novembro de 2015

Brasil. A FEIRA DO LIVRO: UMA FESTA CULTURAL EM PORTO ALEGRE




A primeira Feira do Livro ocorreu, em 1955, sob a liderança do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias (1925-1979). Inspirado em um evento literário, que havia conhecido na Cinelândia (RJ), ele decidiu importar a ideia para a capital gaúcha. Livreiros e editores foram procurados pelo jornalista, que compartilhou a ideia de popularizar o livro, agitando, desta forma, o mercado livreiro com descontos bastante atrativos. Àquela época, devido à baixa escolaridade das camadas mais pobres da sociedade, as livrarias possuíam um caráter elitista. Em busca de concretizar seu sonho, o Jornalista Say Marques contou com o apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) e dos amigos Nelson Boeck, Edgardo Xavier, Mário de Almeida e Sétimo Luizelli.  

O slogan da nossa 1ª Feira do Livro tinha um forte apelo sociocultural: “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”. O local, escolhido para a realização do evento, foi a Praça da Alfândega que, na década de 50, era bastante frequentado pela população local. Porto Alegre, à época, somava um pouco mais de 400 mil habitantes.

Ao retornar do Rio de Janeiro, Say Marques, na Confeitaria Central, no centro de Porto Alegre, comentou com os amigos o desejo de realizar um evento literário. Graças ao apoio recebido e à sua tenacidade, o ideário se concretizou, no dia 16 de novembro de 1955, numa quarta-feira, às 18 horas. Com catorze barracas de madeira, em volta do monumento que homenageia o General Osório (1808-1878), a Feira do Livro foi inaugurada com um discurso proferido pelo Secretário de Educação e Cultura Liberato Salzano Vieira da Cunha (1920-1957). O livro mais vendido, em nossa primeira Feira, foi “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944).  A Feira do Livro de Porto Alegre, atualmente, é considerada o mais antigo evento literário do Brasil que se realiza anualmente, constituindo-se na maior feira de livros a “céu aberto” na América Latina.

Walter Galvani, Patrono da Feira do Livro de 2003, no seu livro "A Feira da Gente", conta a descoberta casual deste evento cultural que ocorre, "em pleno céu aberto", na capital gaúcha. No ano de 1955, enquanto atravessava a Praça da Alfândega, ele observou uma intensa movimentação de carpinteiros no local. Ao chegar à redação do Correio do Povo - seu local de trabalho - Galvani perguntou ao jornalista P. F. Gastal (1922-1996) qual era o motivo daquela mobilização de operários na praça. Instigado, Gastal invocou a condição de repórter do Galvani e exigiu que o mesmo averiguasse o que estava acontecendo. Diante da cobrança, Galvani retornou ao local e descobriu que os operários estavam montando as 14 bancas que fariam parte do cenário da nossa 1ª Feira do Livro, na qual esteve presente a Companhia Editora Nacional, anunciando a biografia de Monteiro Lobato (1882- 1948) e caixas de saldos com livros a preços acessíveis.
    
Atualmente, é difícil imaginar a dimensão do fato de expor o livro na praça. Há mais de cinquenta anos, adquirir um livro era símbolo de erudição, e as livrarias eram consideradas espaços de luxo. Nelas, os leitores, ostentando status, buscavam acesso a livros nacionais e internacionais.

Em 1956, Erico Veríssimo (1905-1975) que, em 1955, ano da primeira Feira do Livro, não conseguira retornar dos Estados Unidos, introduziu a sessão de autógrafos, tradicionalmente, marca da interação entre os escritores e o público leitor.  Os autores, naquele momento, consideraram a novidade, trazida por Erico Veríssimo, um exibicionismo e protestaram.  Na realidade, embora a oposição inicial, a ideia de criar uma sessão de autógrafos consagrou-se, ao longo do tempo, como um marco importante no universo literário.

A sessão de autógrafos, naquele tempo, era diferente, pois o escritor permanecia um período, na banca de sua editora, autografando.  Um dado interessante é que o autógrafo pioneiro, na primeira Feira do Livro, em 1955, foi de um juiz de Direito, Lenine Nequete, em seu livro “Da Prescrição Aquisitiva-Usucapião”, comprado pelo escritor Guilhermino César (1908-1993).

Na sua terceira edição, em 1957, coleções começaram a ser vendidas pelo sistema de crediário. No ano do Golpe Militar de 1964, foram instaladas as bancas do Diretório Estadual dos Estudantes, da Biblioteca do III Exército e da conhecida Delegacia de Costumes.
 
Na década de 70, A Feira do Livro se transformou em evento popular, incluindo programação cultural. Os três sinais de luz, que indicavam o término da Feira do Livro, somaram reforço, em 1977, quando José Júlio La Porta (1933-2013), conhecido como "xerife", recebeu o sino com o qual anunciou a abertura e encerramento da Feira durante muitos anos.

A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados. Nos anos 90, o evento conquistou grandes patrocinadores devido ao estímulo dado pelas leis nacional e estadual de incentivo à cultura.  A partir de 1997, a Feira do Livro elege um país do mundo. Neste ano de 2015, nossa Feira do Livro não possui um país homenageado, porém contará  com diversos escritores de língua estrangeira, a exemplo de Gard Sveen (Noruega), Leena Letholainen (Finlândia),  representantes da nova geração de autores de romances policiais de países nórdicos.

A tradição de escolher um patrono iniciou na 11ª edição da “Feira do Livro”, em 1965, quando foi escolhido o escritor Alcides Maya (1878-1944), o primeiro gaúcho a ingressar na Academia Brasileira de Letras.  Anterior a esse período, havia apenas um orador oficial na cerimônia de abertura. A partir de 1965, institui-se a escolha de patronos entre escritores e livreiros que se destacaram no universo literário, porém as homenagens eram póstumas. De 1965 a 1983, foram patronos treze escritores gaúchos, um jornalistas, três livreiros e dois escritores estrangeiros.

No ano de 1984, na sua 30ª edição, a escolha do patrono deixou de ser uma homenagem póstuma, privilegiando, em vida, nomes de destaque no cenário literário. O primeiro patrono deste período foi Maurício Rosenblatt (1906-1988), incentivador e um dos fundadores da "Feira do Livro". 

Fato curioso é que, embora a presença em nosso estado, ao longo do tempo, de inúmeras mulheres escritoras, apenas quatro, em sessenta anos de existência da Feira, foram patronas ou patronesses: Maria Dinorah (1925-2007) - primeira escritora homenageada, em 1989, Lya Luft (1996), Patrícia Bins (1928-2008), no ano de 1998, e Jane Tutikian (2011).   

Neste ano de 2015, em sua 61ª edição, foi escolhido para Patrono da Feira, evento organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Dilan Camargo. Com mais de 20 livros publicados, o autor, nascido em Itaqui (RS), no ano de 1948, dedica-se ao público infantil. Em entrevista, afirmou: “Sou um pequeno escritor para pequenos leitores”. O atual Patrono da Feira do Livro de POA é, também, compositor de temas nativistas, a exemplo de “Pampa Pietá” e “Tropas de Maio”, ambas em parceria com Newton Bastos.

A Feira do Livro de Porto Alegre, criada em 1955, atravessou nossas fronteiras, tornando-se um evento internacional que possibilita o encontro dos escritores, com seu público leitor, numa gratificante simbiose cultural.  No ano de 2005 recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura.  Em 2010, ela foi considerada Patrimônio Imaterial de cunho cultural, reconhecido pela Secretaria Municipal da Cultura.   Momento ímpar e motivo de orgulho para os gaúchos de todas as querências.
   
Registros de algumas personalidades  sobre a importância da Feira do Livro

“ A Feira é um verdadeiro festival da literatura, com palestras, painéis, apresentações, sem falar no convívio proporcionado às pessoas e na possibilidade de encontros entre escritores e leitores” Moacyr Scliar ( Patrono em 1987)

“ As megalivrarias facilitaram, só até certo ponto, o acesso ao livro. Experimente entrar numa delas. Você ficará confuso, pois as publicações – as mais diversas – se atropelam umas as outras”. Armindo Trevisan (Patrono em 2000)

“ Na Feira há um encontro concreto, cotidiano, informal das pessoas com os livros, escritores, literatura, enfim” Lya Luft (patronesse em 1996)

“ A importância da Feira é simbólica: o livro na praça, democratizado, acessível. A Feira de Leipzig tem mais de 600 anos. A nossa já passou dos 50. Eu me orgulho de viver numa cidade cuja Feira do Livro já tem meio século”. Charles Kiefer (patrono em 2008)

“ A Feira é uma tradição, e tradições não caem, mesmo com mudanças, como o advento das megalivrarias. Além disso, a Feira é bem mais democrática que as megalivrarias. E mais simpática. E mais completa. E tem clima de festa, coisa que megalivraria não tem”. Paulo Bentancur

“A Feira do Livro faz parte da identidade de nossa cidade, e isso é o mais importante. Quando se pensa em Porto Alegre, se pensa na Feira. Além disso é o evento que coloca em contato autor, obra, leitor e, de alguma forma, todos saem enriquecidos”. Jane Tutikiam ( patronesse em 2011)

“As Feiras do livro fazem da leitura um fato social, criam debates na grande imprensa, promovem livros e autores”. Vitor Biasoli

“ A Feira do Livro já seria suficientemente importante por se constituir num evento que chama a atenção para a literatura. Contudo, além de veicular o tema literatura, ela dinamiza a cultura, enquanto acontecimento social, e mobiliza leitores, escritores, educadores e ducandos”. Paula Mastroberti.

*Pesquisador e coordenador do Setor de Imprensa do Musecom

Fotos: 1) Primeira Feira do Livro de Porto Alegre, em 1955 | Foto: CP Memória.  2) Feira do livro / 1956
  
Bibliografia
GALVANI, Walter. A Feira da Gente – Feira do Livro de Porto Alegre 50 Anos. Porto Alegre: Câmara Rio-Grandense do Livro, 2004.
TILL, Rodrigues. Say Marques: o criador da Feira do Livro de Porto Alegre. Porto Alegre: Evangraf, 2004.
http://www.feiradolivro-poa.com.br/feira.aspx. Acessado em 30 de outubro de 2015.

Sem comentários:

Mais lidas da semana