sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CABO VERDE DEBATE COOPERAÇÃO BILATERAL COM ANGOLA



O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, encontrou-se esta quinta-feira,5, com Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional de Angola, para debaterem a cooperação bilateral entre os dois países.

José Maria Neves, que visita Angola por uma semana, reconheceu que os dois países têm relações de cooperação excelentes nos diversos domínios e de cumplicidade a nível do continente africano e nos organismos internacionais.

“Falámos dos ganhos obtidos pelos dois países no período pós-independência, pois hoje temos paz e estabilidade e estão a ser criadas as condições para um desenvolvimento dos países para economias mais fortes e inovadoras, capazes de realizar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável no horizonte de 2030”, frisou Neves, no final da audiência com Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional de Angola disse que o encontro serviu para falar do presente e do futuro das independências dos dois países, bem como do passado comum e dos processos políticos. O chefe do Governo cabo-verdiano tem agendado encontros com a comunidade residente em Angola, estando nesse sentido previstas deslocações às províncias de Cabinda e Benguela, regiões de maior concentração cabo-verdiana.

Ainda em Angola José Maria Neves vai lançar o seu livro "Cabo Verde — Gestão nas Impossibilidades". A obra, segundo o autor, refere como Cabo Verde conseguiu transformar-se num país possível, nos últimos 40 anos, mesmo sem ter "ouro, diamantes e petróleo". "Mas temos cabo-verdianos que são as nossas pedras preciosas e soubemos lapidá-las e trabalhar para construir Cabo Verde de hoje, moderno, mais competitivo e desenvolvido", realçou.

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde também aproveitou a ocasião para “felicitar Angola e o seu Presidente, José Eduardo dos Santos, por todos os seus ganhos, desenvolvimento e transformações nos últimos anos”.

A Semana

Angola e Cabo Verde têm imenso espaço de coperação, diz José Maria Neves

PM de Cabo Verde afirma não poder pronunciar-se sobre o caso dos activistas por estar em instâncias judiciais.

Alvaro Ludgero Andrade – Voz da América

As relações económicas entre Angola e Cabo Verde aumentaram muito nos últimos anos, mas há um enorme campo à frente em vários sectores.

A afirmação é do primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves que está em Angola para se despedir das autoridades e da comunidade cabo-verdiana, bem como para participar nas comemorações dos 40 anos da Independência do país.

Neves, no entanto, escusa-se a falar da situação dos activistas.

Em conversa com a VOA a partir da Luanda, Neves destaca a "forte presença de investidores angolanos em Cabo Verde", com particular incidência na banca - "um dos maiores bancos cabo-verdianos é de capital angolano" -, na imobiliária, no turismo, nas telecomunicações.

"Há propostas nos sectores das pescas e agronegócios, mas sempre se podia ir mais", diz o chefe do Governo cabo-verdiano, lembrando ainda o facto de haver dois voos semanais entre Luanda e Praia e "ser visível o início de um turismo angolano no arquipélago".

A eventual participação da TAAG na privatização da companhia aérea cabo-verdiana não está na agenda de José Maria Neves, que ontem encontrou-se com o presidente da Assembleia Nacional Fernando dos Santos "Nandó".

Em Luanda, além de participar nas comemorações dos 40 anos da Independência de Angola, o primeiro-ministro cabo-verdiano vai essencialmente "despedir-se" e agradecer as autoridades angolanas também pela ajuda de sete milhões de dólares enviada durante a erupção do Vulcão do Fogo em 2014.

Neves, que dirigiu durante 14 anos o PAICV, partido da família política do MPLA, encontrou-se nesta quinta-feira também com o vice-presidente dos "camaradas" Roberto de Almeida.

O chefe de Governo escusou-se a comentar, no entanto, a situação dos activistas que vão a julgamento no dia 16 e que levantaram uma onda de solidariedade internacional.

"Estando aqui na qualidade de primeiro-ministro, não devo pronunciar-me sobre questões de um país amigo e que se encontram nas instâncias judiciais", disse José Maria Neves.

Nesta sexta-feira, foi apresentado no Palácio da Justiça, em Luanda, o livro "Cabo Verde - Gestão das Impossibilidades", de José Maria Neves, no qual ele analisa como o arquipélago "passou de um país inviável, em 1975, a um país provável e que caminha para a sua sustentabilidade no horizonte de 2030", como diz o próprio autor.

Neves vai encontrar-se também com as comunidades cabo-verdianas em Luanda, Benguela e Cabinda.

À frente do Governo do arquipélago desde 2001, José Maria Neves termina o seu terceiro mandato no primeiro trimestre do próximo ano.

Na foto: Neves com Nandó

Sem comentários:

Mais lidas da semana