quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PERSEGUIÇÃO DE ALBINOS EM MOÇAMBIQUE PREOCUPA ONG PORTUGUESAS



Missão Kanimambo e Memórias e Gentes criam parceria para defender albinos moçambicanos, reforçando campanhas de sensibilização. Entidades querem levar protetores solares, óculos e chapéus a 200 pessoas com albinismo.

A Missão Kanimambo - um projeto sediado em Lisboa que visa mobilizar apoios para os cidadãos portadores de albinismo, especialmente em Moçambique - e a Memórias e Gentes - uma associação humanitária que promove o desenvolvimento nos países de expressão lusófona - estão preocupadas com a onda de perseguição às pessoas com albinismo, particularmente em Moçambique, onde muitos albinos continuam a ser raptados e assassinados.

Há curandeiros que chegam a pagar 75 mil dólares por um conjunto completo de órgãos de um albino para serem usados em feitiços, que acreditam trazer boa sorte, amor e riqueza.

Ao abrigo de um protocolo recentemente assinado em Lisboa, as duas entidades preparam várias iniciativas para 2016 que visam apoiar e proteger os cidadãos albinos.

Da discriminação à perseguição

Estima-se que em Moçambique haja cerca de 20 mil pessoas com albinismo. Desde o início deste ano, sobretudo na região norte que abrange Nampula, tem aumentado o número de cidadãos com ausência de pigmentação na pele vítimas de raptos e assassinatos.

Miguel Anacoreta Correia, um dos fundadores da Missão Kanimambo, afirma que “todos os indicadores apontam para o recrudescimento da perseguição aos albinos”, passando-se “de uma fase de discriminação para a perseguição”. “Há os mitos feiticistas, que acreditam que os cabelos, os ossos e os órgãos de albinos são sorte ou azar durante as circunstâncias, e um negócio montado”, diz Miguel Correia.

Segundo o responsável da Missão Kanimambo, há vários estudos, incluindo um relatório das Nações Unidas, que revelam que “o corpo de um albino pode valer entre 50 mil e 75 mil dólares, o que representa uma fortuna incomensurável naquela área”.

Mobilização de apoios

A Missão Kanimambo quer posicionar-se como interlocutora do Governo moçambicano na concepção de políticas em defesa dos albinos. “Podemos começar por aí”, diz Margarida Carneiro, coordenadora do projeto.

“Por outro lado, também temos direito à saúde e à assistência clínica”, salienta, lembrando que quem procura a Missão Kanimambo terá, garantidamente, “na área clínica, um protetor solar”.

“Aquilo que podemos fazer em termos de situações de que tenhamos conhecimento, como já aconteceu, é reportar os casos à perita das Nações Unidas”, conclui Margarida Carneiro.

A parceria formalizada recentemente com a Memórias e Gentes - uma organização não-governamental de desenvolvimento sediada em Coimbra - visa a prevenção e a mobilização de apoios para os cidadãos portadores de albinismo. “Este protocolo é uma materialização daquilo que temos estado a fazer até agora. Mas queremos dar um salto”, diz Vera Mendes, também ligada ao projeto.

Protetores e chapéus para Moçambique

O objetivo, segundo Vera Mendes, é “intensificar as ações de sensibilização no terreno e conseguir montar equipas médicas, a nível dermatológico e oftalmológico, para fazer expedições concretas a Moçambique e atuar junto das instituições que tem já identificadas as pessoas que a organização apoia”.

As instituições parceiras comprometem-se a fazer a recolha de protetores solares, óculos, chapéus e cicatrizantes destinados a cerca de 200 pessoas com albinismo. A campanha a decorrer até 2016 e visa igualmente a recolha de roupas, brinquedos e materiais escolares para as crianças.

Para Anacoreta Correia, estas ações são uma gota de água que vai contagiar muitas outras iniciativas, com o objetivo de se pôr fim à discriminação e ao drama de pessoas com albinismo.

Joao Carlos (Lisboa) – Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana