quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

OPOSIÇÃO DA GUINÉ EQUATORIAL DENUNCIA RECENSEAMENTO ELEITORAL “ILEGAL”



A Frente da Oposição Democrática (FOD) da Guiné Equatorial, que junta três partidos, denunciou hoje a ilegalidade do recenseamento eleitoral em curso com vista às eleições presidenciais deste ano e criticou duramente o regime de Teodoro Obiang Nguema.

Num comunicado enviado à agência Lusa, em Lisboa, a FOD lembra que a Lei das Eleições presidenciais, enquadrada na Constituição equato-guineense, determina que a revisão do recenseamento eleitoral anual é automática e que começa a 01 de janeiro de cada ano civil.

A 27 de novembro de 2015, num decreto, o presidente equato-guineense, Obiang Nguema, no poder desde 1979, alterou a lei, definindo que a atualização dos cadernos eleitorais decorrerá entre 15 e 30 deste mês.

Obiang Nguema já anunciou que vai recandidatar-se à chefia do Estado nas próximas presidenciais, inicialmente previstas para novembro de 2015, mas que acabaram adiadas para data ainda a definir, embora a imprensa local, oficial, as aponte para junho próximo.

"Não ao recenseamento eleitoral. Ninguém deve ir recensear-se e há muitas razões para isso. A mais importante tem a ver com o recenseamento que o Governo de Obiang está a fazer e que não cumpre com o que diz a Lei das Eleições Presidenciais", lê-se no comunicado da coligação da oposição equato-guineense.

Segundo a FOD, a lei "diz expressamente" que o processo de recenseamento eleitoral é "permanente" e que cabe à Direção Geral de Estatística do Ministério do Planeamento atualizar anual e automaticamente os cadernos.

"Não pode haver um recenseamento cada vez que se fazem eleições. O decreto do senhor Obiang vai contra a Lei das Eleições Presidenciais, lei que foi promulgada pelo próprio Obiang Nguema", escreve a FOD no documento, defendendo que o valor de um decreto é inferior ao de uma lei.

A FOD, que agrupa a Força Democrática Republicana (FDR), União Popular (UP) e o Movimento de Autodeterminação da Ilha de Bioko (MAIB), acusa ainda o presidente equato-guineense de "violação da lei", à semelhança do que, diz, "faz todos os dias".

"Por isso, decidimos: não ao recenseamento eleitoral. Estamos fartos da má situação que se vive na Guiné Equatorial: não temos trabalho, casas dignas, água potável, segurança, eletricidade, hospitais públicos e escolas públicas. Há um estado de guerra contra o povo e uma altíssima corrupção", acusa a FOD.

"Em suma, estamos muito mal e o culpado de tudo isto chama-se Obiang Nguema", termina o documento.

A 15 deste mês, também num comunicado conjunto, três partidos políticos da oposição - Convergência para a Democracia Social (CPDS), Cidadãos para a Inovação (CI) e União do Centro-Direita (UCD) -, manifestaram "reservas" quanto à credibilidade das operações de recenseamento, denunciando que o processo "não é transparente".

Nas últimas presidenciais, realizadas em 2009, inscreveram-se 291 mil eleitores.

Nas duas últimas décadas, várias organizações de defesa dos Direitos Humanos têm criticado o regime de Obiang Nguema, acusando-o de "repressão violenta" de responsáveis da oposição política e de diferentes instituições independentes da sociedade civil e da comunicação social, bem como a dimensão da corrupção no país.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana