quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

​Zika. OMS ESTIMA QUE ATÉ QUATRO MILHÕES DE PESSOAS SERÃO AFETADAS



O surto, que afecta mais de 20 países na América Latina, já chegou à Europa. Em Portugal há seis casos confirmados, todos importados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre três a quatro milhões de pessoas podem vir a ser infectadas pelo vírus Zika, entre as quais um milhão e meio só no Brasil. A estimativa foi divulgada, esta quinta-feira, por um especialista desta organização das Nações Unidas.

Marcos Espinal revelou que em breve será publicado um estudo sobre o vírus e a correlação com os casos de microcefalia que têm sido registados no Brasil. Não sabemos ainda se o vírus instala-se na placenta e gera ou causa microcefalia. Nós pensamos que tem interferência, disso não temos dúvidas, explicou ao conselho executivo da OMS, numa reunião em Genebra.

A OMS anunciou também que vai determinar na próxima semana se o surto constitui uma emergência sanitária de alcance internacional, disse a directora-geral da instituição, Margaret Chan.

O surto do vírus Zika afecta mais de vinte países na América Latina. A situação mais grave é a do Brasil, onde o ministério da Saúde estima a ocorrência de entre 497.593 e 1.482.701 casos em 2015, incluindo 3.893 casos de microcefalia.

A Colômbia é o segundo país mais atingido, tendo sido confirmados 13.808 casos, incluindo em 890 grávidas, e 2.611 casos suspeitos.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

A Direcção-Geral da Saúde de Portugal (DGS) indica que "os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares".

Portugal registou seis casos de vírus Zika, transmitido por picada de mosquitos infectados e associado a complicações neurológicas e malformações em fetos, todos eles importados do Brasil.

Renascença, em Sapo 24 - Atualizado por PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana