David
Pontes – Jornal de Notícias, opinião
Há
cerca de 10 anos, o então presidente da Associação Comercial do Porto
considerava que o crescimento de tráfego no Aeroporto Sá Carneiro era "um
dado positivo" mas, simultaneamente, alertava que o crescimento baseado
nas companhias low-cost podia implicar aspetos negativos, uma vez que essas
companhias não faziam viagens de longa duração.
Esse
presidente era Rui Moreira, que antecipava então aquilo que hoje vemos
acontecer, a diminuição da operação da TAP num aeroporto onde o aumento dos
voos das low-cost foi gradualmente retirando quota de mercado à operadora
nacional. É de justiça lembrar que muito desse crescimento foi conseguido à
custa de dinheiros públicos, milhões de euros de apoio às novas rotas,
sufragados pelas lideranças a Norte e que proporcionaram um aumento do turismo
que beneficiou largamente municípios como o que Rui Moreira hoje lidera.
O
fim de algumas rotas no Aeroporto Sá Carneiro é a consequência óbvia de uma
privatização que faz com que as lógicas puramente empresariais se sobreponham a
algum interesse estratégico do território. Seja porque não são rentáveis os
voos, seja porque se ganha mais em concentrar em Lisboa, seja porque se pisca o
olho a um novo aeroporto, a lógica de uma TAP privada integra-se na vontade de
ganhar dinheiro que pode não agradar a todos, mas é perfeitamente legítima.
Mas
se isto era verdade enquanto a TAP era uma empresa maioritariamente privada,
deixou de o ser quando o Governo decidiu recuperar 50% dela. Se metade da
empresa é nossa, isso deve servir para alguma coisa, pensam os portugueses,
grupo em que se inclui a população do Norte do território. Para "questões
estratégicas", respondeu o Governo. Ora, uma das razões do sucesso do Sá
Carneiro foi o conseguir captar os seus clientes em todo o território do Noroeste
peninsular, aproveitando a pouca competitividade dos três aeroportos galegos.
Por isso, se o corte de quatro rotas até pode não cair dentro do saco das
"questões estratégicas", é mesmo difícil de engolir como é que a
substituição do Porto por Vigo na captação do público galego não entra nessa
categoria.
Perante
as curtas promessas de diálogo do Governo, não é de admirar que os 50% que
vivem acima do Mondego achem mesmo que os 50% da TAP afinal não valem mesmo
nada. Claro que também não sabemos muito bem se esses 50% são do Governo que
não quer interferir na operação estratégica da TAP ou do primeiro-ministro que
afirma que "um dos objetivos estratégicos é manter uma base relevante de
operações no Porto".
Não
vale mesmo a pena esperar o céu. Esta é uma questão com tudo para voar baixinho.
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