domingo, 6 de março de 2016

Portugal. CAVACO, O PIOR DA FITA





CAVACO, VAI E NUNCA MAIS VOLTES

São José de Almeida, no Público, apresenta um trabalho sobre Cavaco Silva que intitulou de Um Presidente que sai à espera de um lugar na história. Da história? Só se for história triste, de horror. O artigo abre com um lead de três linhas que resumem o que não vale Cavaco: “Arrebatou multidões, é campeão de vitórias eleitorais e de maiorias absolutas, mas sai debaixo de forte erosão de imagem. Perante o seu nome ninguém fica indiferente: Cavaco Silva termina quarta-feira o seu segundo mandato como Presidente.” São José é branda para com o Cavaco arrogante, áspero, estúpido em letras, catedrático em números, mesquinho, quezilento, vingativo, cobarde… Relacionado com comprovados mafiosos que levou para a política e para governos seus quando foi por 12 anos primeiro-ministro. Vá ao Público e leia. Aproveite estar atento. O filtro de São José de Almeida foi para o que deu, deixou passar muitas impurezas de Cavaco e até as mostra como algo tragável, quase um petisco. Não diz que Cavaco nem devia ter existido na política portuguesa. Que foi nocivo para o país. Que esbanjou milhares de milhões de dinheiro da CEE (só depois EU) que estão por explicar mas que vimos depois disso muitos seus amigos e correligionários enriquecerem sem que exista uma explicação plausível. Ele próprio é um mistério nas suas “aplicações” – que assim chama. Público, no fim de Cavaco, depois de quase três décadas de gramarmos o traste. Vai acabar como PR na quarte-feira. Os portugueses têm um recado para ele: “vai e nunca mais voltes”.

CAVACO, O RÍDICULO, A RISOTA E A ANEDOTA DA POLÍTICA

Governo Sombra, 06 de março de 2016, na TSF. Cavaco é a vedeta com repescagens do rídiculo que o sujeito é. As vacas que riem, as bananas maiores, as cagarras, a senhora de Fátima mãe do Messias que interferiu a favor de Portugal nas decisões da Troica, o desmaio no 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, que para Cavaco é o Dia da Raça dos tempos do ditador fascista Salazar, com quem Cavaco se reviu e revê. Sabemos e sentimos isso mesmo na pele. Cavaco é uma reencarnação mal acabada do ditador. Foi uma risota naquele programa, que também é televisivo para além da TSF. Uma risota que nos deixa uma grande tristeza por Portugal ter reincidido em eleger tão triste e retrógrada figurinha para a Presidência da República. A maioria dos portuguesa não o elegeram mas tiveram de voltar a sofrer por mais dez anos as consequências dos votos de cerca de dois milhões de enganados ou estúpidos devotos de tão pernicioso político. Bem está o título do Página Global sobre Cavaco: “O cavalheiro da triste figura”. Infelizmente foi e é. Assim continuará a ser. “Vai e não voltes”.

O Jornal de Notícias também ocupa espaço com a retirada pela direita baixa do tétrico ator Cavaco. Título com esperança: Marcelo será mais interventivo, comunicador e próximo do que Cavaco. Qualquer mentecapto será melhor que Cavaco em Belém ou onde quer que seja. Vem Marcelo Rebelo de Sousa substitui-lo. Claro que queremos ser otimistas. Todos querem que a era Cavaco passe às calendas gregas, não à história. Ali não tem lugar ou, então, só um triste lugar. Lugar na negritude que ele comporta, transporta e contagia. Marcelo, apesar de direita, com passado de direita, com genes de direita, é um homem inteligente e culto, tem inserido em si um programa que o faz humano e até democrata, ao contrário de Cavaco. Marcelo, esperemos, vai ser a luz em Belém, depois destes últimos dez anos de trevas. Claro que depois de Cavaco qualquer outro brilha. Na escuridão uma simples e pequena lanterna representa uma melhoria. Bem-vindo, senhor presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

PASSOS COELHO, O SEM-VERGONHA. MAIS DO MESMO

Cavaco a mais na comunicação social e aqui. Tem de ser. A avantesma vai-se. Passemos a Passos Coelho, o desavergonhado, o dono da grande lata, o dito social-democrata pisca-pisca. Umas vezes é, outras não. Mas não é. O que é é um grande charlatão. Em quatro anos como primeiro-ministro ficou provado. Os portugueses eleitores, alguns, demasiados, devem ser masoquistas… Vai daí votam em quem não devem. Passos tem o pseudo PSD na mão. Nem é novidade que seria reeleito o maioral da pouca-vergonha no PSD. Título: Passos reeleito presidente do PSD com 95% dos votos. Também no Jornal de Notícias. Não é notícia do dia, é uma não notícia. O PSD está bem no lugar do CDS, assume a ideologia da direita ressabiada. Eles estão lá quase todos, os saudosistas do salazarismo, de Portugal e colónias, da vida fácil que viveram em meninos e moços pela mão de seus pauis salazaristas e colonialistas. Passos é um deles, Relvas também. Como é bom viver à custa dos outros, explorando-os e chicoteando-os, pensam e dizem entre eles. Que os portugueses, o povo, os povos, são uns parvos. Sim. Mas só até um dia. Passos segue no PSD como maioral. Sá Carneiro deve estar às voltas na sua campa… ou jazigo. Talvez não. Afinal os salazaristas são todos da mesma fornada independentemente das idades que possam ter. Agora chamam-lhe neoliberalismo. Mudam os termos mas não mudam as vontades nem as mentalidades, nem a propensão para a desumanidade.

O QUE É A UNIÃO EUROPEIA, NÃO É UNIÃO

O que (não) é a União Europeia – Carvalho da Silva, em opinião no Jornal de Notícias, descasca a UE a seu modo, objetivamente corresponde à realidade de uma pseudo união. Algo que não corresponde aos objetivos e funções que lhe deram origem. A UE passou a ser o carrasco de muitos países do sul, redutora das liberdades e da democracia. Ressalta um dos parágrafos do artigo de Carvalho que convidamos a lerem… e chorarem. Alinhámos num forte sindicato dos mais fortes que é pertença de neoliberais e alta finança que nos sufoca. Leia um parágrafo, como aperitivo: “Nesta UE os povos sentem-se como que em subgrupos, desarticulados e em conflito, e constatam que o enfraquecimento da democracia impede a existência de líderes com autoridade política, ética e moral necessários à formação de uma equipa. A submissão dos mais frágeis aos mais fortes atingiu um patamar tal que já se tornou comum vermos medidas injustas e violentas contra alguns países serem aprovadas por unanimidade. Haverá reuniões que, para os governantes dos mais frágeis, começam a parecer sessões de tortura.” União Europeia? União de medíocres e carrascos?

SPORTING VAI VIRAR ATEU, SEM JESUS

Já sabem que o Benfica venceu ontem à noite o Sporting em Alvalade. Vitória de parca bola dentro da baliza, só um golo. Do Benfica, claro. Disso o Sporting nem cheirou. Jesus não esteve com o Sporting, nem se divertiu com os anjos que treina e comanda. Sporting vai virar ateu. Perderam a liderança no campeonato. A TSF dá conta do acontecimento, do descalabro verde de ontem, neste título: A "nota artística" de nada valeu. Benfica bate o Sporting e é o novo líder . Pois é, há muitos artistas no Sporting mas alguns são bons é para estarem num circo. O presidente talvez seja um deles. Dêem tempo ao tempo e talvez venhamos a ter a certeza de qual é o seu lugar certo. Benefício da dúvida. Agora o Benfica tem de ouvir com maior atenção a canção que diz: “Põe-te a pau companheiro”. Vai à frente. Candeia que vai à frente ilumina duas vezes. O pior será se o pavio se apagar. Fujam do breu, rapazes.

COMER E BEBER, DO MELHOR DA LATINIDADE

É domingo. Para alguns tempo de lazer. Dormiram até tarde. Está na hora do almoço. Desenrasquem-se. A partir de amanhã já podem escolher com todos os requintes de informação gastronómica uma nova aplicação online e saber onde podem comer à moda latina. Podem ler na TSF a novidade: Aplicação francesa para encontrar comida portuguesa. Dali retirámos umas quantas palavras, em linhas que no futuro vão dar oportunidade aos bons garfos de escolherem opíparos manjares latinos. Daqueles “levezinhos”, que desafiam o colesterol. Já agora, que morra mas de barriga cheia. Também temos de ter algum prazer no que comemos e etc. Não? Já agora, não se esqueçam dos milhões que passam fome. Não estraguem comida, nem sejam avaros, nem gananciosos. Não sigam as pisadas de Cavaco Silva, que é o pi ao quadrado da ganância e da avareza.

Adeus Cavaco, vai e não voltes. Até hoje, em política e como político, no Portugal pós Abril de 1974, foste o pior da fita!

Bom resto de domingo. Foi um prazer estar convosco.

Sem comentários:

Mais lidas da semana