quinta-feira, 14 de abril de 2016

Direitos Humanos em Cabo Verde: Violência policial entre os principais problemas




O tráfico humano, abusos de crianças, alguns casos de exploração sexual de crianças e trabalho infantil são também aspectos que preocupam

Um relatório do Departamento de Estado norte-americano, divulgado quarta-feira, aponta algumas violações dos Direitos Humanos em Cabo Verde, destacando a violência policial, morosidade da justiça e violência e discriminação de mulheres.

O tráfico humano, abusos de crianças, alguns casos de exploração sexual de crianças e trabalho infantil são também aspectos que preocupam, segundo o relatório, que destaca a existência, no arquipélago, de leis de um Estado que respeita os direitos humanos.

O Departamento de Estado norte-americano reconhece que o Governo de Cabo Verde tomou medidas para processar e punir os funcionários públicos que cometeram abusos dos direitos humanos e a Polícia Nacional impôs medidas disciplinares contra os agentes que atuaram fora da lei, “mas a ausência de uma autoridade única para monitorar ou supervisionar essas violações dificultam o rastreamento dos casos”.

As autoridades investigaram abusos por parte da polícia e a maioria dos processos resultou em ações legais contra os seus autores.

O relatório indica que durante os primeiros 10 meses do ano, a direção da Polícia Nacional recebeu 50 denúncias de violência policial, na sua maioria por abuso físico, e quatro polícias foram expulsos.

O deficiente saneamento e a inadequada ventilação nos estabelecimentos prisionais foram apontadas como situações que dificultam a vida dos reclusos, dos quais três morreram em 2014 por motivos de saúde.

O Departamento de Estado destaca a independência da justiça e o seu funcionamento do Governo, mas considera que o sistema judicial está “sobrecarregado e com falta de pessoal”.

No entender dos americanos, a prisão preventiva prolongada “continua a ser um problema, devido à ineficiência e morosidade da justiça.

Quanto à corrupção, o Departamento de Estado descreve a forma como é combatida pela Procuradoria Geral da República, que “tem trabalhado de forma eficaz e independente”, mas cita o estudo realizado pelo Afrobarómetro em Setembro e que revelou que a percepção de que a corrupção aumentou em Cabo Verde.

“A violência contra a criança continua a ser um problema”, lê-se no Relatório sobre Direitos Humanos de 2015, reconhecendo que o Governo tentou combatê-la através de uma rede nacional que incluiu o Instituto Cabo-verdiano da Infância e Adolescência, várias forças policiais, o gabinete do Procurador-Geral, hospitais e centros de saúde e que tem dado resultados.

No capítulo das liberdades, o Departamento de Estado americano diz não existir qualquer restrição e que há total liberdade de imprensa, expressão, religião e associação.

A Nação

Sem comentários:

Mais lidas da semana