quarta-feira, 1 de junho de 2016

Portugal. APOCALIPSE FINANCEIRO? JOÃO GALAMBA DEFENDE QUE NÃO É ASSIM



Para o socialista, a economia portuguesa regista "bons indicadores para o cumprimento das metas orçamentais".

O socialista João Galamba utilizou a sua página de Facebook para explicar por que razão o “apocalipse nas finanças públicas”, anunciado ontem por Maria Luís Albuquerque, não tem razão de ser,  baseando-se em dois indicadores económicos: a execução orçamental e o PIB. 

“Para além da execução nos 4 primeiros meses ter melhorado face a 2015, é preciso ter em conta que a economia esteve a desacelerar ao longo do ano de 2015, enquanto, segundo os últimos dados, está a acelerar em 2016. Isto contribui para que a execução possa melhorar ainda mais ao longo do ano”, antevê o socialista.

Relativamente ao crescimento económico do país, “apesar de o PIB real não ser famoso”, João Galamba considera que o PIB nominal “está a correr bem” e frisa que este “acelerou bastante face ao primeiro trimestre de 2015”. O deputado socialista defende que o crescimento do PIB de 3,3% no primeiro trimestre deste ano, “juntamente com os indicadores” previstos para o segundo trimestre, “são bons indicadores para o cumprimento das metas orçamentais”, defende.

Recorde-se que a antiga ministra das Finanças criticou ontem o panorama económico do país, falando em “cenários irrealistas” em que “ninguém acredita”. "A economia de facto não está a correr bem, pois temos o investimento a afundar", disse ontem a social-democrata, enquanto comentava os últimos dados do INE. 

Melissa Lopes – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana