terça-feira, 31 de outubro de 2017

Portugal | CENSURA NA TVI



A censura prévia, ou auto-censura, existe desde há muito nas estações portuguesas de televisão. Mas inédito foi o acontecido dia 30 de Outubro, cerca das 21h30, na TVI. 

Em meio a um debate sobre os incêndios florestais, na sequência de uma reportagem da jornalista Ana Leal , a emissão foi cortada subitamente e sem qualquer explicação. Isto aconteceu quando intervinha o Comandante do Bombeiros de Leiria, o qual mal principiara a sua análise. Este acto censóreo da direcção da TVI constitui uma afronta tanto ao público que assistia ao debate como aos seus intervenientes e ao moderador do mesmo. Assim vai o jornalismo em Portugal.

Resistir.info

Censura interna nas manhãs da TVI

A exclusão de um jornal na 'Sala de Imprensa' da TVI é um exemplo gritante e revelador de enviesamento e má informação a quem a vê.

A revista de imprensa das manhãs da TVI não mostra o CM. Porquê? "Por ordem da Direcção de Informação", dizem-me da TVI. Se é capaz desta censura sistemática, imagine-se como são alinhados os noticiários quando os "amigos" do director estão em causa.

Todas as manhãs, a TVI censura o Correio da Manhã. Esta censura interna, que prejudica o canal e os seus espectadores, é aceite pelos jornalistas da casa como normal. Já que são servos sem coragem nem vergonha, ao menos não se armem em independentes.

Eduardo Cintra Torres | Correio da Manhã | 08.09.2017

Sem comentários:

Mais lidas da semana