sábado, 23 de dezembro de 2017

PORTUGAL | Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto


Com o Natal à espreita, fique a saber o que há por aproveitar gratuitamente neste fim de semana.

É quase Natal e nem sequer terá de bater o pé para saber que novidades o esperam.

Falamos, naturalmente, das sugestões culturais gratuitas que temos para si para a Grande Lisboa e Grande Porto nestes dias frios de 22, 23 e 24 de dezembro.

É certo que no domingo a prioridade será a Consoada em família. Mas há mais por descobrir, nomeadamente o Natal Social, que ainda decorre pela capital, um evento em que um donativo faz a vez de um bilhete.

Fique com as nossas sugestões para estes dias, com particular destaque para as feiras de Natal, que continua a dar luz e cor a esta época festiva.

Grande Lisboa

Natal Social

O atual é época de tradições e por Lisboa há uma que começa a crescer. Até sábado, 23 de dezembro, pode  andar a saltitar por quatro associações da zona dos Anjos. São elas a Crew Hassan, a Anjos70, o Desterro e a BUS Paragem Cultural. Há concertos, workshops e mercados. E a entrada é livre, mediante donativo de bens não perecíveis. É altura de ir buscar aquela peça de roupa que já não serve e aproveitar para desfrutar deste Natal Social.

Mercados de Natal

O Natal está à porta e em dezembro as ruas enchem-se de decorações e iluminações natalícias. Como é habitual neste período, são vários os mercados de Natal que se instalam na Grande Lisboa. Um dos mais conhecidos é o Rossio Christmas Market, na Praça D. Pedro IV, que começou no passado dia 1 de dezembro e vai durar até dia 26 de dezembro. Uma boa oportunidade para provar alguma das iguarias e doces que são vendidos neste espaço ou fazer alguma compra de Natal, pois são várias as bancas de artesanato. Já em Cascais, o mercado de Natal começou no passado domingo e vai decorrer até dia 17 de dezembro. Conheça o programa deste mercado aqui.

José Luís Peixoto na Bertrand

José Luís Peixoto é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea.'O Caminho Imperfeito' é o seu mais recente livro mas os fãs podem levar outros livros do autor. É que ele vai estar esta sexta-feira, 22 de dezembro, na Bertrand do Chiado, disponível para dar autógrafos. O encontro está marcado para as 19h.

Samba à mesa no Bartô

No Chapitô não há só artes circenses. O Bartô recebe também músicas do mundo, e logo num espaço com vista privilegiada sobre Lisboa. Uma boa sugestão de convívio. Esta sexta-feira há Samba à mesa.

Sessão de autógrafos com Sara Tavares

Depois do showcase de apresentação de 'Fitxadu', Sara Tavares regressa à Fnac para uma sessão de autógrafos e lançamento da edição em vinyl. É este sábado, 23 de dezemebro, às 17h, na Fnac Chiado.

Grande Porto

Praça de Natal em Gaia

O espírito natalício também se vai sentindo no Grande Porto. A Praça de Natal em Gaia promete reunir milhares de miúdos e graúdos. Com várias diversões, como uma roda gigante e uma pista de gelo, e atuações ao vivo vale a pena a visita. Começo no passado dia 8 de dezembro e vai durar até ao dia 7 de janeiro. Pode saber mais clicando aqui.

Como será o Natal dos Nossos Animais?

O Mar Shopping continua a dar-nos Dominguinhos, eventos que acontecem todos os domingos, pelas 11h, e que foram criados a pensar nos mais novos. Desta vez, em véspera de Natal, o mote é a pensar nos melhores amigos dos humanos: 'Como será o Natal dos Nossos Animais?'. 

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. São algumas as exposições que foram inauguradas ainda em 2017 e que se prolongam até ao próximo mês de março. Conheça-as clicando aqui.

Quando
Largo Amor de Perdição
Onde

De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

Paulo Barros ao vivo na Fnac

Paulo Barros apresenta esta sexta-feira, 22 de dezembro. 'Um Piano Só', primeiro disco a solo onde se pode ouvir a sua linguagem jazzística e composições originais que nos transporta para outro lugar. A atuação está marcada para as 19h.

Bom fim de semana, boas descobertas culturais...e Feliz Natal.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana