sábado, 31 de março de 2018

Timor-Leste/Eleições: Duas candidaturas partidárias rejeitadas pelo Tribunal de Recurso


As candidaturas de duas forças políticas timorenses, KOTA e ASDT, às eleições legislativas antecipadas de 12 de maio foram rejeitadas pelo Tribunal de Recurso por não cumprirem os requisitos legais, informaram as autoridades eleitorais.

As candidaturas do Klibur Oan As'wain Timorense (KOTA) e da Associação Social Democrata Timorense (ASDT) foram rejeitadas porque, como prevê a lei, nenhuma das forças se apresentou a qualquer ato eleitoral durante os últimos cinco anos.

A decisão implica que o boletim de voto para as eleições antecipadas terá um total de oito candidaturas, quatro de coligações e outras quatro de partidos políticos.

Candidatam-se às eleições as coligações Movimento de Desenvolvimento Nacional (MDN), Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), o Movimento Social Democrata (MSD) e a Frente de Desenvolvimento Democrático (FDD), que se apresentaram nessa ordem no Tribunal de Recurso.

O boletim de voto, cuja ordem das candidaturas vai ser sorteada no início de abril, terá ainda o Partido Republicano (PR), o Partido Esperança da Pátria (PEP), a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) e o Partido Democrático (PD).

O bloco antecipadamente mais forte é a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), que reúne as três maiores forças da oposição, o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), o Partido Libertação Popular (PLP) e o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO).

O MDN, por seu lado, agrupa a Associação Popular Monarquia Timorense (APMT), o Partido Liberta Povo Aileba (PLPA), o Partido Movimento Libertação Povo Maubere (MLPM) e a Unidade Nacional Democrática da Resistência Timorense (Undertim).

Já o MSD é composto pelo Partido Social Democrata (PSD), Partido Socialista de Timor (PST), Partido Centro Ação Social Democrata Timorense (CASDT) e Partido Democrata Cristão (PDC).

Finalmente, a FDD integra o Partido de Unidade e Desenvolvimento Democrático (PUDD), a União Democrática Timorense (UDT), a Frente Mudança (FM) e o Partido Desenvolvimento Nacional (PDN).

A campanha eleitoral decorre entre 10 de abril e 09 de maio, sendo que as principais forças políticas já estão a realizar ações de "consolidação" no terreno há várias semanas.

Lusa | em SAPO TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana