sábado, 25 de agosto de 2018

Primeiro-ministro de Timor-Leste espera aprovação de OGE em meados de Setembro


Díli, 23 ago (Lusa) - O primeiro-ministro timorense disse hoje que o seu executivo está a trabalhar para garantir estabilidade nas contas públicas e que espera que o Orçamento Geral do Estado para 2018 seja aprovado no parlamento em meados de setembro.

"Estamos a esforçar-nos para que tudo corra bem e o dinheiro saia a tempo. Para já não quero especular. Estamos a cumprir a agenda e nos finais da primeira quinzena de setembro o Orçamento estará pronto para ser enviado para o senhor Presidente", disse hoje Taur Matan Ruak.

O chefe do Governo falava aos jornalistas depois da sua reunião semanal com o Presidente, Francisco Guterres Lu-Olo, com quem analisou, entre outros aspetos, o debate sobre o Orçamento Geral do Estado para 2018, que decorre no parlamento.

"O debate na generalidade começa no dia 27 de agosto", explicou Taur Matan Ruak.

Ruak respondeu assim quando questionado pela Lusa sobre se o Estado terá dinheiro suficiente para o mês de setembro, já que procedeu a um levantamento extraordinário de 140 milhões de dólares para os meses de julho e agosto.

Recorde-se que Timor-Leste está a viver em sistema de duodécimos desde 01 de janeiro e o VIII Governo teve que solicitar ao parlamento um levantamento extraordinário de 140 milhões de dólares (cerca de 121 milhões de euros) do Fundo Petrolífero para reforçar os cofres do Estado, que estava no início de julho sem dinheiro.

A situação está a ter um grande impacto na governação, com dívidas importantes a acumularem-se, incluindo no importante setor do fornecimento de energia elétrica, com risco de um 'blackout' este mês devido à falta de diesel na principal central do país.

Fonte do Governo confirmou à Lusa que o executivo pagou na última semana cerca de sete milhões de uma dívida de "entre 25 e 30 milhões", permitindo à central continuar a funcionar.

"Para já não há 'blackout'", disse à Lusa Taur Matan Ruak.

"Quero pessoalmente agradecer à empresa Eto, na pessoa de Nilton Gusmão, que fez um esforço grande para assegurar o fornecimento de combustível" disse.

Questionado sobre a preocupação de cidadãos e empresários com a situação do país, especialmente a nível da economia, Matan Ruak mostrou-se otimista.

"O nosso esforço é estabilizar e avançar com o Orçamento Geral de Estado de 2018. E logo a seguir com o de 2019. É um esforço enorme para estabilizar e avançar", disse.

"O OGE de 2018 é para estabilizar, pagar dívidas e compromissos e por a máquina a funcionar. O de 2019 é para investimentos também. Acho que estamos no bom caminho, apesar das dificuldades", disse.

Taur Matan Ruak disse que continua "em diálogo" com o Presidente sobre o impasse na tomada de posse de nove membros do Governo, que foram indigitados, mas a quem o chefe de Estado ainda não deu posse.

"O senhor presidente continua a manter diálogo, o primeiro-ministro continua ao dispor do senhor Presidente para resolver este problema", disse.

"A nossa posição continua a ser de que não há argumentos políticos ou jurídicos para que haja substituição. Se o senhor Presidente continuar a manter a sua posição, continuamos disponíveis para dialogar e encontrar uma solução", sublinhou.

ASP // JMC

Sem comentários:

Mais lidas da semana