quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Reino Unido aponta governação estável em Timor-Leste mas alerta para violência


Londres, 04 set (Lusa) -- O Governo do Reino Unido admitiu hoje que a governação em Timor-Leste está mais estável, mas advertiu os cidadãos britânicos para a ocorrência de possíveis casos de violência naquele território.

Na atualização do alerta anterior - sobre a instabilidade política no território nos últimos meses -, que foi emitido hoje pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO), do Governo do Reino Unido, os cidadãos britânicos são aconselhados a evitar a presença em comícios, manifestações e protesto, uma vez que a situação de segurança em Timor-Leste pode deteriorar-se sem aviso prévio.

Na sua página na internet, o FCO indica ainda que o crime continua a ser um problema em Timor-Leste, incluindo violência relacionada com gangues, roubo (em alguns casos armados), assalto e ataques a veículos.

O aviso da FCO recorda a violência localizada associada a comícios políticos que ocorreu em Díli, capital do Timor-Leste.

A 13 de maio último, a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) venceu as eleições legislativas, antecipadas, em Timor-Leste, com mais de 309 mil votos, ou 49,56% do total, o que representa uma maioria absoluta de 34 assentos no parlamento de 65 lugares.

O primeiro-ministro timorense considerou entretanto, na quarta-feira, "essencial" retomar a normalidade na execução orçamental, depois de quase oito meses de duodécimos, apelando à colaboração de todos para retomar o crescimento económico do país.

"Fazemos votos para que possamos encontrar em conjunto as soluções mais adequadas e necessárias, para a rápida retoma do caminho do crescimento económico, da melhoria das condições de vida do nosso Povo e do desenvolvimento sustentável da nossa querida pátria", disse hoje, no final do debate na generalidade do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018.

Para o chefe do Governo o OGE é "um sinal de empenho, compromisso, esforço e dedicação de todos os políticos no sentido de normalizar no plano financeiro e económico a situação do nosso país, até ao final do ano".

SYSC (ASP) // PVJ

Sobre Timor-Leste mais em Timor Agora

Sem comentários:

Mais lidas da semana