sábado, 3 de novembro de 2018

A Ibéria pode unificar-se? Portugueses e espanhóis concordarão?

A Península Ibérica tal como é, sem as fronteiras marcadas
José Saramago, Nobel da Literatura, preconizou em tempos, numa das suas entrevistas (salvo erro), que Espanha e Portugal se unificariam e constituiriam a Ibéria enquanto estado-nações. De modo semelhante podemos ler em O Lado Oculto a mesma teoria e as razões para tal acontecer.

Nos tempos em que na Espanha existe a nação da Catalunha pretendendo a separação e independência de Castela (Madrid). O tema parece ser a despropósito, acerca da unificação lusa e espanhola. Até porque Portugal não tem os problemas de separatismo que se acoitam e estão a emergir no país vizinho. Na atualidade ainda se mantém uno e indivisível sem questiúnculas. O que se compreende, dada a natureza da sua constituição primordial ao longo de séculos.

Como será que portugueses e espanhóis encaram a possibilidade de unificação dos dois estados e da formação da Ibéria? Concordarão?

Pelo interesse que o tema suscita lançamos aqui a divulgação do que faz parte do título que se segue em Estado Oculto. Convidamos a ler, atentando ao acesso possível à publicação online. (Redação)

A CAMINHO DA UNIFICAÇÃO PENINSULAR?

O crescente desequilíbrio demográfico e económico de Portugal em relação a Espanha é susceptível de gerar uma situação que, a prazo e sem a adopção de medidas, signifique a unificação peninsular.

Sem comentários:

Mais lidas da semana