sábado, 12 de janeiro de 2019

HOJE HÁ CLÁSSICO | Dragão embalado por ciclo avassalador defronta leão com teste de fogo


FC Porto e Sporting disputam este sábado a 17.ª jornada da I Liga. O pontapé de saída está agendado para as 15h30.

Finalmente chegou o primeiro Clássico do futebol português em 2019. Na verdade, foram precisos esperar 12 dias para acontecer aquele que será o primeiro grande duelo do futebol português neste novo ano. O Sporting de Marcel Keizer recebe, este sábado, o FC Porto de Sérgio Conceição, em jogo referente à 17.ª e última jornada da primeira volta do campeonato. 

Um Clássico só por si gera inúmeros motivos de interesse. No entanto, não faltam aditivos que tornam este jogo grande ainda mais interessante. 

Neste momento, são oito os pontos que separam os leões da liderança no campeonato dos dragões. Keizer recusou o caráter  decisivo, mas não há como negar que uma vitória leonina tornaria o campeonato numa verdadeira roda-viva, uma vez que Benfica e Sporting de Braga também entram nesta equação.

No entanto, do outro lado está um FC Porto que vence 18 jogos consecutivos. A última derrota dos comandados de Sérgio Conceição aconteceu, precisamente, em Lisboa e num... Clássico. No caso, no Estádio da Luz, diante do Benfica, com Haris Seferovic a marcar. Desde então, o FC Porto arrancou para uma maré de vitórias que parece estar disposta a quebrar todos os recordes. 

Feitas as contas, parecem estar reunidos todos os ingredientes para um grande jogo de futebol. 

Marcel Keizer em discurso direto 

Jogo pode ser decisivo? Apoio dos adeptos: "Os adeptos claro que não vão ajudar e por isso mesmo, é importante o seu apoio. O resultado deste jogo não é decisivo mas precisamos da vitória e é isso mesmo que se espera do jogo."

FC Porto é a equipa mais forte neste momento?: "Têm uma grande distância para nós e estão a fazer uma grande época. Mas amanhã vamos fazer o nosso jogo e tentar ganhar os três pontos. Todos os jogos são importantes, mas para as equipas que lutam pelo campeonato tudo pode acontecer. Neste momento, o FC Porto é o clube que está em primeiro."

Futebol de muita pressão mas que não tem resultado nos últimos jogos: "A pressão alta no futebol também está relacionada com a qualidade de passe, se não existir não se pode jogar com pressão alta. É uma forma complicada de se jogar mas é positiva para a equipa. Tenho dado tempo aos jogadores para se adaptarem." 

Sérgio Conceição em discurso direto 

Jogo: "Espero viver emoções da mesma forma que tenho vivido ao longo da minha carreira. É um jogo com um rival que luta pelos mesmos objetivos que nós. Vamos fazer tudo para conquistar os três pontos."

Sporting de Keizer e Peseiro: "Tenho um enorme respeito pelo trabalho de José Peseiro, mas o ambiente não era fácil. Com o novo presidente e novo treinador, o Sporting ganhou mais tranquilidade. Há dinâmicas diferentes, mas coisas que não fáceis de observar e descortinar. Acho que o trajeto de Keizer está a ser positivo, até porque o campeonato português não é fácil. É sempre bom ter treinadores como Keizer que vem para aqui e traz coisas diferentes. Mas estamos cada vez melhores, nós treinadores portugueses. O treinador português é criativo, inteligente e taticamente forte."

Horário do jogo: "Desde já, quero dar os parabéns a quem estabeleceu este horário, porque é um horário que faz bem ao futebol. Porque há muita gente que vai levar as famílias ao estádio. O espetáculo beneficia com este horário. Em termos das rotinas dos jogadores, não nos queixamos. Eu prefiro ter um estádio cheio, é extremamente motivante para quem joga."

Últimos onzes
Sporting: Renan; Bruno Gaspar, Coates, Mathieu e Acuña; Wendel, Gudelj e Bruno Fernandes; Raphinha, Nani e Diaby.
FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Mbemba, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Corona e Herrera; Brahimi, Soares e Marega.

Forma 
Sporting: DVVDV
FC Porto: VVVVV

Ausências 
Sporting: Montero (lesão), Battaglia (lesão) e Acuña (castigado)
FC Porto: Aboubakar e Otávio (ambos por lesão). 

Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana