sexta-feira, 14 de junho de 2019

A história desconhecida dos portugueses que lutaram contra os nazis

Palavra de Autor #24 José Manuel Barata-Feyo: A história desconhecida dos portugueses que lutaram contra os nazis

Muitos dos que lutaram contra a ocupação nazi da França, durante a II Guerra Mundial, pagaram com a vida, com a tortura e com a deportação. Os que sobreviveram também tiveram de enfrentar a falta de vontade de os franceses reconhecerem os feitos dos estrangeiros na Resistência Francesa, que, para ser mais correcta, se deveria chamar Resistência em França. “Entre esses estrangeiros esteve 1,5 por cento da comunidade portuguesa”, número proporcionalmente maior que o de franceses. Uma conclusão que resulta de uma investigação realizada pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo anunciada no livro “A Sombra dos Heróis - A História Desconhecia dos Resistentes Portugueses Que Lutaram Contra o Nazismo” (Clube do Autor, 2019). Livro que é apenas o princípio de uma história que promete ter novos desenvolvimentos, como conta José Manuel Barata-Feyo a Cristina Margato, neste episódio de Palavra de Autor, o podcast sobre livros do jornal Expresso.

Foi no Alentejo, em casa de Miguel Sousa Tavares e na companhia de um terceiro amigo comum, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, que José Manuel Barata-Feyo, se viu confrontado com uma realidade que desconhecia: a existência de portugueses na Resistência Francesa, durante a II Guerra Mundial.

O facto foi-lhe anunciado pelo autarca do Porto. Ficou até "um pouco envergonhado", por ser jornalista profissional há mais de 40 anos e, tendo vivido em França mais de uma década, nunca ter tido a curiosidade profissional de colocar essa questão a si mesmo: "não houve portugueses na resistência?”


O resultado é um livro, documento histórico, na qual há uma conclusão surpreendente: proporcionalmente houve mais portugueses a combater o nazismo em França, na Resistência, do que franceses.

Desde que o livro foi publicado outros casos apareceram. E há histórias fascinantes, como a de uma mulher, Ermelinda Rosa dos Santos Viana, cuja história supera qualquer ficção.

José Manuel Barata-Feyo, nasceu em 1947, na Serra da Gardunha. Exilou-se em Paris durante a ditadura e foi na capital francesa que se tornou jornalista.

Trabalhou em vários meios de comunicação social franceses, norte-americanos e portugueses.

Regressou a Portugal em 1980. Na RTP, foi responsável pelos programas "Grande Reportagem", "Enviado Especial" e Portugal Sem Fim". Como jornalista foi várias vezes premiado.

Publicou os livros "Jita - A Guerra dos Robinson"; "RTP - O Fim Anunciado", "Grande Reportagem" (co-autor), "O Grande Embuste" e "A Última Missão".
Cristina Margato | Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana