quinta-feira, 13 de junho de 2019

BAD dá 26,5 ME à Guiné Equatorial para melhorar gestão das finanças públicas

Malabo, 12 jun 2019 (Lusa) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que aprovou um empréstimo de 26,5 milhões de euros para a modernização e implementação de melhorias na gestão das finanças públicas da Guiné Equatorial nos próximos cinco anos.

"O Conselho de Administração do BAD aprovou um empréstimo de 26,5436 milhões de euros à República da Guiné Equatorial para financiar o Projeto de Apoio à Modernização das Finanças Públicas", lê-se num comunicado distribuído em Malabo, capital do país, onde decorrem os Encontros Anuais desta entidade.

Este apoio institucional será implementado entre este ano e 2023, e visa apoiar as autoridades nos esforços para reforçar a governação e modernizar a gestão das finanças públicas.

"Este apoio surge num contexto de queda dos preços do petróleo, iniciada em 2014, e de um programa de reformas económicas e financeiras apoiado pelo FMI [Fundo Monetário Internacional] através de quatro eixos prioritários: modernização do quadro regulamentar das finanças públicas, reforço da mobilização das receitas não petrolíferas, informatização das autoridades financeiras e fortalecimento da capacidade de gestão das finanças públicas", acrescenta-se no documento.

O Banco está empenhado em apoiar as autoridades neste esforço de modernização das finanças públicas e de ajustamento orçamental, reforçando a mobilização dos recursos não petrolíferos e controlando melhor as despesas públicas, adianta o BAD.

O objetivo é restabelecer a margem de manobra orçamental necessária para a diversificação económica.

Diário de Notícias | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana