segunda-feira, 10 de junho de 2019

Deputado português de Macau critica fracos resultados do Fórum de Macau


Macau, China, 06 jun 2019 (Lusa) - O único deputado português de Macau criticou hoje a opacidade do modelo de gestão e os fracos resultados práticos do Fórum para a Cooperação entre a China os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

O Fórum de Macau "tornou-se numa importante plataforma supostamente para ajudar na criação de novas empresas e mais postos de trabalho", mas tal não está a acontecer devido à "opacidade do seu modelo de gestão e funcionamento interno e externo e os resultados não aparecem", disse José Maria Pereira Coutinho, na sessão plenária da Assembleia Legislativa.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como plataforma para a cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum de Macau.

Este Fórum tem um secretariado permanente, reúne-se a nível ministerial a cada três anos e integra, além da secretária-geral, Xu Yingzhen, e de três secretários-gerais adjuntos, oito delegados dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).



A instituição "vai aumentar os seus quadros de recursos humanos" sem definir "metas e objetivos concretos que devem ser alcançados a médio e longo prazo para justificar o uso do erário público", sublinhou o deputado.

O também Conselheiro das Comunidades Portuguesas pediu um maior escrutínio por parte das autoridades durante este processo de restruturação.

As autoridades devem "escrutinar melhor todo o seu processo de reestruturação e funcionamento para deixarem de ser uma aparente 'agência de viagens' aos olhos da opinião pública", disse.

Por fim, o deputado português criticou o Fórum Macau por estar a contratar tradutores de chinês-português na China continental em prol dos provenientes do Instituto Politécnico de Macau (IPM).

"Ainda recentemente o seu ex-dirigente máximo [do IPM Lei Heong Iok] foi galardoado pelo Presidente da República Portuguesa aquando da sua passagem por Macau", afirmou o deputado.

MIM // VM | Na foto: Pereira Coutinho

Sem comentários:

Mais lidas da semana