segunda-feira, 10 de junho de 2019

Portugal | Tome lá um prémio milionário


Manuel Molinos | Jornal de Notícias | opinião

Trabalhou bem, mesmo que numa empresa privada com capitais públicos cujos prejuízos, num ano, ultrapassaram os 100 milhões de euros? Tome lá um prémio milionário. Chegam 110 mil euros?

A conclusão que se retira da atribuição das polémicas recompensas na TAP é simples: cada um faz o que quer com o dinheiro de todos. O que, diga-se, já nem é surpreendente. Como não é de admirar que o Governo não saiba de nada. Com Tancos foi igual.

Portanto, já se torna quase uma tradição não saber de nada, não ver nada, não ouvir nada. Agora, ficamos igualmente a saber que os administradores da TAP indicados pelo Estado sofrem de um mal parecido. Desconheciam, dizem, os prémios no valor de 1,2 milhões de euros atribuídos a 180 trabalhadores da empresa, incluindo dois quadros superiores que receberam mais de 110 mil euros cada um.



Não chega que António Costa considere o programa de distribuição de prémios da TAP "incompatível com os padrões de sobriedade" que devem existir em empresas participadas pelo Estado. E muito menos que a Comissão Executiva justifique o bónus como uma estratégia "fundamental" para os resultados atingidos em 2018. Pior, que venha dizer, depois do puxão de orelhas de Marcelo Rebelo de Sousa, que houve um mal-entendido. Não sobre o número de beneficiários e montantes pagos, mas por não ter informado o Conselho de Administração relativamente ao universo e valores.

Hoje é Dia de Portugal. E os portugueses merecem mais do que discursos iguais a outros tantos que já foram escritos e ditos neste dia. Merecem que quem tem o dever de os proteger, e gerir os seus impostos, não faça sempre o papel de "marido traído": o último a saber. Merecem ter motivos de sobra para sentirem orgulho no país.

O que todos nós queremos é menos Tancos, menos prémios em empresas de capitais públicos que dão prejuízo, menos Berardos e um bocadinho mais de idoneidade e respeito.

Sem comentários:

Mais lidas da semana