quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Portugal | Dia 6 de outubro - As Eleições Legislativas



E os jogos do poder!

As Eleições desde há uns anos a esta parte, resumem-se apenas à luta por pequenas alterações de pormenor entre os partidos do sistema, e mais próximos de alcançar o poder.

O curso da história desde finais do século passado, deixou de se poder equacionar e confrontar ideias opostas de Estado e Sociedade, nomeadamente, a questão da conquista do poder.

A Ocidente nada de novo, o Mundo mudou... as geoestratégias de quem pode e manda no Mundo... as grandes potências políticas, económicas e militares e suas zonas de influência também... o futuro fugiu-nos das mãos... e muitos não deram por isso.

Vive-se desde os anos 80, no neoliberalismo de casino, imposto pelos Estados Unidos e os seus países vassalos como por exemplo a UE.

A nossa participação eleitoral hoje, limita-se a procurar reduzir os efeitos dessas políticas de miséria, que nem reformistas chegam a ser.

Ainda assim há muito em jogo a perder ou a ganhar.

O que mudou foi o contexto e amplitude da nossa luta e da construção do futuro... estamos remetidos à condição de lutar por melhores condições de vida e de trabalho, entre um modelo de direita mais radical e vingativa no plano social, e as possibilidades de um poder mais democratizado e de sensibilidade social que só a esquerda tem... porém muitas das vezes só na palavra é de esquerda... para ganhar eleições.

Pelo que ainda é importante o voto de resistência às piores políticas vindas do poder aliado aos grandes interesses nacionais e estrangeiros.

Hoje a luta política à esquerda é comparada à luta sindical de outros tempos... limita-se a contrariar os piores efeitos negativos e de classe vindas do poder... e que para manter-se precisa dar e tirar depois... e assim sucessivamente.

Mais do que nunca é preciso lutar para resistir e assegurar condições de vida e dignidade social.

POR ISSO NA HORA DE VOTAR, CADA UM É LIVRE DE ASSUMIR AS SUAS ESCOLHAS - MAS SERÁ SEMPRE UM PRISIONEIRO DE CONSCIÊNCIA QUEM VOTA CONTRA OS DA SUA CLASSE - OS TRABALHADORES E O POVO!

António Jorge

Sem comentários:

Mais lidas da semana