segunda-feira, 15 de abril de 2019

Um curto balanço entre o valor e o preço da liberdade – Martinho Júnior


Martinho Júnior, Luanda 

1- A detenção de Julian Assange é o culminar dum episódio duma saga maior que, duma forma ou de outra, não terá fim, seja qual for o método, ou a forma da luta que for encetada, expondo não só o carácter do poder de estado da aristocracia financeira mundial em tempo de globalização neoliberal, um estado marcado por uma hegemonia unipolar que se tornou num império de domínio de 1% sobre o resto da humanidade!

Mas não é só, neste episódio, o poder de estado imperialista que fica dramaticamente exposto: a radiografia abrange numa imagem em negativo o estado do mundo e o grau de barbárie que existe em pleno século XXI, no preciso momento em que a humanidade e o planeta tanto necessitam de civilização, só possível alguma vez construir-se em paz, em busca de consenso, de diálogo, de equilíbrio e de justiça social, numa altura em que a humanidade conta com mais de 7 mil milhões de seres vivos e em respeito para com a Mãe Terra, numa altura em que vão desaparecendo abruptamente tantos milhares de espécies animais e vegetais.

A exposição radiográfica do império por via do episódio Wikileaks, da expressiva imagem em negativo da hegemonia unipolar a partir de suas próprias entranhas, tem sido um acto de civilização enquanto denúncia da barbárie e uma pedrada num apodrecido charco que a todo o custo vende de forma disseminada e constante uma imagem de civilização, quando é a chave-mestra da continuada guerra que se vai prolongando em geometria variável de há mais de 200 anos a esta parte, assumindo agora novo alento com o recurso à revolução das novas tecnologias.

Mais de 5.000 timorenses recebem apoio social suportado por Portugal


Díli, 15 abr 2019 (Lusa) -- A secretária de Estado da Segurança Social portuguesa, Cláudia Joaquim, prometeu hoje que Portugal continuará a apoiar projetos de ação social em Timor-Leste, num conjunto de iniciativas que atualmente já beneficiam mais de cinco mil pessoas.

Em entrevista à Lusa em Díli no decurso de uma visita de vários dias a Timor-Leste, Cláudia Joaquim referiu que o novo programa de cooperação bilateral nesta matéria, que vai ser assinado esta semana, incidirá em três eixos: "reforço institucional, luta contra a pobreza e emprego e formação profissional".

Em paralelo, Portugal está a dar apoio à criação do Sistema de Segurança Social timorense e da própria legislação e definição do modelo que está a ser usado no país.

Democracia, Estado de direito e direitos humanos, desenvolvimento humano e erradicação da pobreza, direitos da criança e igualdade de género são os três eixos principais do programa setorial de apoio de Portugal, com ações na área social e na capacitação institucional, de acordo com o Governo timorense.

Recenseamento de 14 milhões de eleitores arranca em Moçambique


O recenseamento eleitoral em Moçambique tem início esta segunda-feira (15.04), com o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) a prever o registo de 14 milhões de eleitores durante um período de 46 dias.

Após a passagem do ciclone Idai pelo centro do país, o início do recenseamento eleitoral que estava previsto para o início deste mês foi reagendado para 15 de abril.

Com um orçamento de 4.000 milhões de meticais (55 milhões de euros), o STAE preparou mais de oito mil postos e cinco mil brigadas, que vão cobrir todo o país até final de maio.

"Estão todas as condições criadas para o arranque do recenseamento eleitoral, quer condições materiais e humanas", disse Cláudio Langa, porta-voz do STAE, em Maputo, em conferência de imprensa para anunciar o arranque do recenseamento eleitoral.

As autoridades eleitorais têm disponíveis cerca de 16 mil brigadistas, seis mil agentes de educação cívica e cinco mil agentes da polícia.

Estão ainda disponíveis mais de cinco mil computadores, kits de painéis solares e geradores.

As eleições gerais estão marcadas para 15 de outubro.

Pela primeira vez, além de escolherem o Parlamento e o Presidente da República, os moçambicanos vão eleger os governadores das 11 províncias, que deixam de ser nomeados pelo poder central.

Agência Lusa | em Deutsche Welle

FMI "satisfeito" e "impressionado" com reformas em Angola


Em relatório sobre a África subsaariana, Fundo Monetário Internacional prevê ainda crescimento para a Guiné-Bissau e STP, em 2019.

A economia angolana é destaque em vários pontos do mais recente relatório do FMI com as previsões económicas para a África subsariana em 2019, apresentado na sexta-feira (12.04) em conferência de imprensa, em Washington.

O diretor do departamento africano do FMI, Abebe Aemro Selassie, considerou que Angola "tem tido grandes êxitos na resposta aos desequilíbrios orçamentais com que se deparou nos últimos anos", sublinhando que o FMI está "muito impressionado com a dimensão e profundidade das reformas" que estão a ser praticadas pelo país, ao abrigo do PFA.

O responsável pelo departamento africano do FMI explicou que Angola está num ponto de inflexão em ambiente económico, tendo sido muito afetada pelo "choque" da descida de preços do petróleo entre 2014 e 2016.

O crescimento da economia angolana foi negativo em 2018, situando-se em -1,7%, em relação ao ano anterior.

Guiné-Bissau defronta Camarões e Gana na CAN, Angola encontra Mali e Tunísia


Calendário da Taça das Nações Africanas reserva grandes duelos para Angola e Guiné-Bissau na fase de grupos, representantes lusófonos na 32ª edição. CAN 2019 decorre entre 21 de junho e 19 de julho, no Egito.

A Guiné-Bissau vai defrontar os Camarões, detentores do troféu, Gana e Benin no grupo F da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN), enquanto Angola terá pela frente a Tunísia, o Mali e a Mauritânia, ditou o sorteio da prova nesta sexta-feira (12.04).

Guineenses e angolanos estavam inseridos no pote de número quatro do sorteio, pelo que, à partida, teriam sempre de defrontar algumas das seleções mais fortes na competição que se vai realizar no Egito, entre 21 de junho e 19 de julho.

Naquela que será a segunda presença numa fase final da CAN, dois anos depois da estreia, a Guiné-Bissau, 118ª classificada no "ranking" da FIFA, ficou inserida no grupo F e vai reencontrar os Camarões, cinco vezes campeões africanos - a última das quais na derradeira edição, em 2017 - e que contam com o avançado do FC Porto, Vincent Aboubakar.

Ca-va-co | Mete nojo em bicos de pés… ‘Tá bêm, dêxa!’


Com data de hoje, 15.04, o ex-PR vagueante, Cavaco Silva, disse mais umas coisas na eventual posição bicos dos pés – para ser ouvido e notado. Pela parte do PG conseguiu, quase de além túmulo vislumbramos a figura e do que disse acorremos ao Expresso para divulgar as preciosidades das palavras ditas naquele tom esganiçado e algumas vezes dislexas, talvez devido a cordas vocais semelhantes às de Oliveira Salazar, o famigerado ditador português oriundo de Santa Comba Dão. No espaço democrático e inclusivo do PG incluímos os ditos do referido figurão. Ficámos, como quase sempre, com a mesma opinião: Já mete nojo. E, por bem, colocamos a questão: Por que não te calas? Parafraseando os dignos do Alentejo: Tá bem, dêxa. Oh ome, pranta-te mudo e quedo!

Redação PG

Cavaco Silva diz que idade da reforma pode passar para os 80 anos em 2050

Declarações do ex-chefe de Estado baseiam-se em previsões. Em entrevista à Rádio Renascença, Cavaco Silva manifesta-se ainda preocupado com o facto de o crescimento português estar a ficar aquém de outros países da zona euro.“Este devia ser o tema central do debate das forças políticas em Portugal”, defende o antigo Presidente da República

Cavaco Silva alerta que a idade da reforma pode progredir gradualmente para níveis muito superiores ao atual. Em entrevista à Rádio Renascença, a propósito das eleições europeias, o antigo Presidente da República diz mesmo que em 2050 as pessoas poderão reformar-se aos 80 anos.

Portugal | A trabalhar com os pés para a cova


Rui Sá | Jornal de Notícias | opinião

Foi esta semana notícia a apresentação de um estudo, encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos a um grupo de investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que defende o aumento, já em 2025, da idade de reforma para os 69 anos. São cíclicos os estudos que apontam para a "inevitável falência" do sistema público de Segurança Social. Que se baseiam em dois factos facilmente compreensíveis: por um lado, o aumento da esperança de vida média dos portugueses (o que faz com que aufiram mais anos da reforma) e, por outro lado, com a diminuição da natalidade, o que fará com que haja menos população ativa e, consequentemente, menos pessoas a descontar para a Segurança Social.

Mas se estes dois factos são irrefutáveis é evidente que as soluções propostas para a resolução do "problema" são distintas. Pelo que li noticiado na Comunicação Social (não tive acesso ao estudo propriamente dito), as "soluções" vão todas no mesmo sentido: penalizar os assalariados, obrigando-os a trabalhar mais anos, a descontar mais e a receber menos de reforma! Presumo que estas soluções serão do agrado do Grupo Jerónimo Martins (promotor da Fundação) que, é bom recordá-lo, deslocalizou a sede fiscal para a Holanda (para pagar menos IRC) e cujo presidente-executivo foi também notícia recente - ganha 120 vezes mais do que a média dos seus trabalhadores!...

Portugal | Lesado do BES agarra António Costa durante protesto


Grupo de lesados do BES/Novo Banco aguardava a chegada do primeiro-ministro a Avintes, Vila Nova de Gaia, com apitos e bombos

O primeiro-ministro, António Costa, foi ontem (14.4) recebido em Vila Nova de Gaia por um grupo de lesados do BES/Novo Banco que, ao som de apitos e bombos e junto a bandeiras negras, gritava "devolvam o nosso dinheiro".

"Ganharam todos. Só os lesados é que foram vigarizados"ou "Vergonha, não há justiça" são algumas das frases das faixas e cartazes colocados ao longo da rua de frente para o pavilhão municipal de Avintes, Gaia, onde o secretário-geral do PS, António Costa, e do cabeça de lista às eleições europeias, Pedro Marques, vão almoçar com centenas de militantes socialistas numa ação de pré-campanha eleitoral.

O programa previa que António Costa chegasse às 12:30, tendo o primeiro-ministro chegado cerca das 13:30, acompanhado por Pedro Marques e pelo presidente da Câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

Buraco negro


Henrique Monteiro, em HenriCartoon

Sociedade Rafa-Félix devolve liderança às águias antes da prova europeia


O Benfica venceu o Vitória de Setúbal, este domingo, por 4-2

O Benfica recuperou a liderança do campeonato nacional, este domingo, depois de bater o Vitória de Setúbal, por 4-2, no Estádio da Luz, no jogo que encerrou a 29.ª jornada da competição. Rafa Silva e João Félix foram as 'armas' da partida. 

Sociedade Rafa-Félix

A equipa de Bruno Lage entrou com tudo na partida e, ainda antes do primeiro minuto, Rafa Silva aproveitou um cruzamento de João Félix para inaugurar o marcador. 
As bancadas da Luz ficaram em euforia e os sadinos sem capacidade de resposta: recuados no seu meio-campo, sem volume ofensivo e a conceder espaço para as águias gerirem o duelo a seu bel-prazer.

Makaridze não chega para tudo... 

Ia valendo Makaridze e a sua boa exibição. Depois de negar o golo à jovem promessa do Seixal (11'), o guarda-redes tirou o 'pão da boca' a Pizzi (28') ao defender uma grande penalidade cometida por Rúben Micael. 

Vasco Fernandes foi o 'patinho feio' aos 38 minutos. O jogador deu uma 'casa' e permitiu mais um entendimento entre Félix e Rafa, sem qualquer hipótese para Makaridze, o que valeu vários protestos do guardião com o seu quarteto defensivo. 

... mas parece que Félix sim

O Benfica não entrou bem no segundo tempo, concedendo muito espaço para o Vitória de Setúbal jogar. Contudo, a formação de Sandro Mendes não soube aproveitar a oportunidade para igualar o marcador e o 'suspeito do costume' voltou a fazer das suas. 

Os 10 primeiros
À passagem do minuto 56', João Félix rematou de primeira, depois de um cruzamento de Pizzi, para o fundo das redes de Makaridze. Um golo que contou com um momento especial: a jovem pérola foi festejar com um dos apanha-bolas da partida, o seu irmão, Hugo Félix, que está nas camadas jovens do clube encarnado. 

E não ficou por aqui. Se Félix 'matou' o jogo, Seferovic fechou o marcador (para o Benfica). Cerca de 20 minutos depois, já com os sadinos 'encostados', Haris Seferovic combinou com Rafa Silva (77') e atirou para novo golo encarnado.

Porém, ainda houve espaço para mais um golo sadino. Rúben Dias fez falta sobre Vasco Fernandes, dentro da grande área, e Cádiz (86') bateu Vlachodimos sem dificuldade, apontando o 4-2. 

A partir daqui, os encarnados fizeram uma gestão de esforço, até porque na próxima semana o Benfica viaja até à Alemanha, para defrontar o Eintracht Frankfurt, em jogo referente à segunda mão dos quartos de final da Liga Europa.

Com este triunfo por 4-2, as águias recuperam a liderança do campeonato nacional, com 72 pontos. Já o Vitória de Setúbal mantém os 31 pontos. 

Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Mais lidas da semana