sábado, 27 de julho de 2019

Calor extremo domina as manchetes, oscilações violentas deveria preocupar-nos mais


O calor extremo domina as manchetes, mas a meteorologia das oscilações violentas deveria preocupar-nos mais – O que está a acontecer?

RT

Enquanto partes da Europa entram numa segunda onda de calor neste Verão e combatem incêndios florestais sob rufar de tambores de advertências meteorológicas e do alarme das alterações climáticas, outras partes do mundo observam com inveja enquanto tremem nas suas roupas de Verão.

A Bélgica, Alemanha e Holanda acabaram de bater um recorde de calor de todos os tempos. O Reino Unido está destinado a fazer o mesmo. A França fez isso no mês passado, mas poderia chegar próximo disso outra vez nesta semana. Portugal acaba de controlar um incêndio florestal e alerta para um risco "muito alto" de mais, tal como a Espanha e a Itália. 

Mas no início de Julho, a Alemanha e a Holanda atingiram uma baixa recorde da temperatura à noite, inferior a -1° C, e a Suíça estava alguns graus mais fria do que as suas médias de Verão. 

Enquanto isso, durante todo o tempo, Moscovo está a ficar encharcada de chuva num mês de Julho que se deve tornar o mais frio em mais de 40 anos. Perguntámos a especialistas em clima e meteorologia o que está a acontecer.

Polícia prende centenas em protesto por eleições livres em Moscovo


Manifestantes desafiam proibição e saem às ruas da capital russa para exigir pleito local justo, com participação da oposição. Mais de mil são presos, incluindo opositores que tiveram suas candidaturas barradas.

A polícia da Rússia prendeu centenas de pessoas neste sábado (27/07) durante um protesto não autorizado em Moscou a favor de eleições locais livres e justas. Segundo a plataforma OVD-Info, que monitora prisões em manifestações, mais de mil pessoas foram detidas na capital russa.

O ato teve início em frente à Câmara Municipal de Moscou para exigir a participação da oposição nas eleições parlamentares na cidade, marcadas para setembro, depois de autoridades terem invalidado o registro de dezenas de candidatos, muitos deles opositores.

A decisão, vista pela oposição como uma forma de minar eleições livres, já havia levado milhares de manifestantes às ruas há uma semana. O ato do sábado passado, autorizado pela polícia, foi o maior registrado na cidade em anos, com a presença de 22,4 mil pessoas, segundo uma organização especializada em contar manifestantes, e 12 mil, segundo a polícia.

Polícia de Hong Kong dispara balas de borracha contra manifestantes


Hong Kong, China, 27 jul 2019 (Lusa) -- A polícia de Hong Kong disparou hoje balas de borracha e gás lacrimogéneo para dispersar um grupo de manifestantes em mais uma ação de protesto na zona onde no domingo passado várias pessoas foram atacadas por alegadas tríades.

O recurso ao disparo de balas de borracha e a gás lacrimogéneo sobre cerca de duas centenas de manifestantes foi testemunhado por um jornalista de AFP, na cidade de Yuen Long, no noroeste de Hong Kong.

No passado domigo, homens encapuçados, vestidos de branco e munidos com bastões, investiram indiferentemente contra uma multidão, na sua maioria manifestantes que tinham participado num protesto na cidade e se encontravam numa estação ferroviária em Yuen Long, perto da fronteira chinesa. Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas.

A polícia de Hong Kong afirmou já que alegados membros de organizações criminosas chinesas (tríades) foram detidos.

De acordo com o jornal South China Morning Post, de Hong Kong, os manifestantes continuam também a exigir, tal como em protestos passados, a retirada total de uma proposta, já suspensa, de alteração à lei da extradição.

Macau | A lata do costume


Sofia Margarida Mota | Hoje Macau | opinião

Por cá não é difícil pensar que já nada nos surpreende. Estamos habituados ao poder dos lóbis, à indiferença perante os conflitos de interesse e à lata de governantes e deputados perante os problemas prementes do território. Ainda assim, esta semana consegui ficar sem saber como reagir às declarações de um “iluminado” ex-deputado.

Não é que Ung Choi Kun está atormentado com as “boas” condições dadas pelo serviço público de saúde que, desta forma, “dificultam” a vidinha das clínicas privadas? Ora, portanto, a solução, segundo entendo, será piorar ainda mais os serviços públicos de saúde para que os residentes não tenham outra opção se não recorrer à medicina privada. Na prática, a saúde para quem tem dinheiro e os coitados que vivem com mais dificuldades que se lixem. Porque isto de manter a clientela de um nicho de profissionais, que se calhar nunca deveriam ter enveredado pela carreira médica, ou o rendimento aos empresários que detêm as ditas clínicas, não pode sofrer mazela.

Não esquecer que estamos a falar de um ex-legislador que detém um negócio no sector, assim como tantos outros que têm em mãos actualmente a análise de leis que dizem directamente respeito aos lobbies que defendem. Será por estas e por outras que os tão falados problemas da sociedade se perpetuam e que não apresentam solução à vista. Pudera!

Moçambique | Presidente Nyusi insta liderança da RENAMO a resolver problemas internos


Filipe Nyusi quer que o maior partido da oposição em Moçambique dissipe os problemas internos do partido o mais rápido possível. Presidente moçambicano está confiante no processo de paz.

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, instou este sábado (27.07) a liderança da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) a resolver os seus problemas internos, para não pôr em causa o decurso do processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) das forças do braço armado do maior partido da oposição em Moçambique.

Nyusi falava numa conferência de imprensa após um comício popular na localidade de Zimuala, distrito de Machanga, no último dia de visita à província de Sofala. "Vamos continuar a conversar sobre paz, eu acredito que todos os guerreiros da RENAMO querem paz. Alguns deviam estar até aqui no comício", comentou o Presidente. "Todos têm o interesse de serem integrados ou inseridos na sociedade", acrescentou.

Já na sexta-feira (26.07), Nyusi tinha demonstrado confiança no processo de desmilitarização do braço armado da RENAMO num comício em Sena, no distrito de Caia, província de Sofala.

Presidente João Lourenço continua onda de exonerações em Angola


O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou os embaixadores do país em Moçambique, Cabo Verde, Marrocos, República Democrática do Congo e Singapura.

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, divulgada na sexta-feira (26.07), foram exonerados Brito António Sozinho, Benigno Vieira Lopes, Josefa da Cruz, Fidelino Figueiredo e José João Manuel dos cargos de embaixadores em Moçambique, Marrocos, Cabo Verde, Singapura e República Democrática do Congo, respetivamente.

O chefe de Estado angolano nomeou José João Manuel embaixador em Moçambique e Baltazar Diogo Cristóvão para embaixador em Marrocos. Júlia de Assunção Cipriano Machado é a nova embaixadora de Angola em Cabo Verde, enquanto Miguel da Costa assume o cargo na República Democrática do Congo, ficando ainda por nomear o novo embaixador em Singapura.

Professores pedem a Portugal reforço do ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau


Os reitores de duas universidades e professores do português na Guiné-Bissau pediram hoje ao chefe da diplomacia lusa o reforço do ensino daquela língua no país que pretendem ver falada por académicos, políticos, taxistas, vendedeiras de rua ou carpinteiros.

O repto foi lançado a Augusto Santos Silva numa palestra a que este presidiu na Universidade Amílcar Cabral em Bissau, perante uma assistência de cerca de cem pessoas, entre alunos e professores.

Entre os vários intervenientes que antecederam a comunicação de Santos Silva, que falou da importância do português no mundo e as suas múltiplas variantes nos países do espaço lusófono, destaca-se o apelo lançado por Domingos Gomes, responsável pelo ensino do português na escola de formação de professores, “Tchico Té”.

“Queremos levar o português para as oficinas para aí seja falado por carpinteiros, serralheiros, queremos ver o taxista guineense a se dirigir ao cliente em português, ver a vendedeira do mercado a negociar os produtos expressando-se em português”, disse o professor Domingos Gomes.

Portugal reata cooperação estratégica com Guiné-Bissau


Chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, está na Guiné-Bissau. A visita de três dias marca a "retoma, ao mais alto nível", das relações diplomáticas e de cooperação entre os dois países.

Esta é a primeira vez que um governante estrangeiro visita a Guiné-Bissau desde que o país tem um novo Governo. E é também a primeira vez que um ministro dos Negócios Estrangeiros português vai a Bissau, nove anos depois da visita do antigo chefe da diplomacia portuguesa Luís Amado.

"Este é um marco histórico nas relações políticas e diplomáticas da Guiné-Bissau e de Portugal", afirmou a ministra guineense dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, antes da visita de Augusto Santos Silva.

A estadia do ministro português na Guiné-Bissau assinala o retomar do programa estratégico de cooperação entre os dois países, que esteve parado desde 2015, quando estalou a crise política guineense.

Brasil | Lavajato: ‘O RISCO TÁ BEM PAGO RS’ - conversas secretas


Deltan foi estrela de encontro com bancos e investidores organizado pela XP 'com compromisso de confidencialidade'

Banqueiros de J.P. Morgan, Goldman Sachs e Deutsche Bank foram convidados para conversar com Deltan – e Fux – em eventos secretos

Andrew FishmanLeandro Demori | The Intercept_Brasil

O procurador Deltan Dallagnol foi o destaque de um evento secreto com representantes dos bancos e investidores mais influentes do Brasil e do exterior. O encontro foi organizado pela XP Investimentos em junho de 2018. A representante da XP que contactou o coordenador da força-tarefa da Lava Jato prometeu que o bate-papo seria “privado, com compromisso de confidencialidade”, e destacou que já havia feito um evento parecido com o ministro do Supremo Luiz Fux: “não saiu nenhuma nota na imprensa”, garantiu.

Dallagnol aceitou e pediu que a XP conversasse com a agência que organiza os eventos pagos do procurador, a Star Palestras, que acabou coordenando a contratação. O Intercept já revelou, com base nos chats secretos da Lava Jato, que Deltan Dallagnol disse ter faturado quase R$ 400 mil com palestras e livros em 2018. Entre as empresas que pagaram pela presença do procurador, está uma investigada pela própria Lava Jato. No caso da XP, não está claro se a ida do procurador foi remunerada.

Dallagnol e seus colegas discutiram, no Telegram, o potencial risco para suas imagens ao se sentarem com banqueiros, mas acabaram decidindo que valia a pena. “Achamos que há risco sim, mas que o risco tá bem pago rs”, escreveu Dallagnol em um chat privado com seu colega na força-tarefa, o procurador Roberson Pozzobon, em fevereiro de 2018. Pozzobon pediu um tempo: “Mas de fato é nessa questao dos bancos que a coisa é mais sensível mesmo. Vamos conversar com calma depois”.

Reuniões secretas com banqueiros já provocaram polêmicas com vários políticos e funcionários públicos em outros países. Nos EUA, por exemplo, a recusa de Hillary Clinton em publicar transcrições de seus discursos remunerados para bancos de investimento de Wall Street — e o timing de doações feitas a sua fundação filantrópica — se tornou uma linha de ataque forte e recorrente contra sua campanha fracassada pela presidência em 2016. Eventualmente, algumas das transcrições foram vazadas e publicadas pelo WikiLeaks. A prática de palestras remuneradas é vedada por entidades como o Departamento de Justiça dos EUA e o Tribunal Penal Internacional.

Os detalhes sobre o evento com Dallagnol, realizado no dia 13 de junho de 2018 no escritório da XP, em São Paulo, são relatados em conversas privadas que fazem parte do pacote de mensagens que começamos a revelar no último dia 9 de junho. O material reúne conversas mantidas pelos procuradores da Lava Jato em vários grupos do aplicativo Telegram desde 2014.

O Intercept, junto com a Folha de S. Paulo, revelou este mês um plano de Dallagnol para lucrar com palestras junto com Roberson Pozzobon, contando com a ajuda de suas esposas. “Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”, falou Dallagnol em um chat com sua esposa.

Brasil | Hacker nega ter manipulado mensagens de Moro e Dallagnol


Em depoimento divulgado pela GloboNews, suspeito diz que chegou a Glenn Greenwald através da ex-deputada Manuela d’Ávila e afirma não ter recebido pagamento pelas mensagens.

Um dos detidos sob suspeita de hackear celulares de autoridades contou à Polícia Federal (PF) como invadiu as contas do aplicativo de mensagens Telegram e como chegou ao jornalista Glenn Greenwald, além de negar ter manipulado as mensagens que teria enviado. O depoimento de Walter Delgatti Filho foi revelado nesta sexta-feira (26/07) pela emissora de televisão GloboNews.

Em depoimento, Delgatti disse que decidiu repassar as mensagens a Greenwald devido ao papel do jornalista na divulgação de documentos secretos da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos obtidos pelo ex-analista de sistemas Edward Snowden. Ele afirmou que se manteve anónimo e não recebeu nenhum pagamento pelo compartilhamento do conteúdo.

Delgatti negou ainda ter manipulado as mensagens e disse que acredita não ser possível alterar o conteúdo devido ao formato utilizado pelo Telegram. Ele afirmou que se comunicou com Greenwald de maneira virtual e repassou os arquivos ao jornalista pelo Dropbox, um serviço para armazenamento e compartilhamento de arquivos.

Brasil | E se o grande hacker for Moro?


A quem interessaria diluir suas próprias transgressões, fazendo aparecer vazamentos de “mil políticos”? E quem tem acesso aos órgãos norte-americanos de vigilância capazes violar as comunicações de qualquer pessoa no planeta?

Antonio Martins | Outras Palavras

Rememore os fatos, como num filme. O ministro da Justiça está nas cordas, acuado pelo vazamento de diálogos que revelam como, quando juiz, abandonou a imparcialidade, feriu a lei e imiscuiu-se em assuntos políticos para favorecer um candidato que, no ato seguinte, o levaria ao governo. Em certa altura, sua linha de defesa, que jamais nega a possibilidade de os diálogos serem reais, torna-se ineficaz. Ele viaja aos Estados Unidos, pela segunda vez em apenas três semanas, tomando agora o cuidado de licenciar-se do posto – o que desobriga tanto a si próprio quanto (em especial) as autoridades norte-americanas de reportarem com quem se encontrou, e em que circunstâncias.

Quatro dias após seu retorno, eclode o rocambolesco episódio das prisões. Na terça-feira (23/3), com autorização de um juiz de primeira instância, quatro pessoas são encarceradas sob acusação de terem invadido as contas do ministro nas redes sociais. São, fica logo evidente,newbies, amadores dados a pequenos golpes – a quem faltam tando saber tecnológico quanto equipamentos para invasões de porte. Rapidamente, porém, os fatos se precipitam e ganham nova dimensão. Na quarta, alguém da Polícia Federal nunca identificado (o anonimato de agentes do Estado será constante nesta história) diz aos jornais que os supostos hackers são os mesmos que alimentaram The Intercept, a publicação que incomoda Moro.

Portugal | Tempo de Pirómanos


Jorge Rocha* | opinião

Eis-nos chegados à época dos pirómanos, que não são apenas os que ateiam incêndios em sítios em que os eucaliptos servem de rápido rastilho, mas também os opinadores televisivos estimulados pelos locutores de serviço sempre apostados em direcionar para o governo as culpas, que sabem bem caber a outrem. Mormente a esses autarcas, como os de Vila de Rei e Mação, que têm dado sobejas mostras de incompetência na boa gestão dos respetivos territórios e depois se queixam de falta de meios, de inexistência de políticas governamentais, embora o país tenha consciência dos grandes investimentos feitos nos últimos anos quer em equipamentos, quer em recursos humanos. Se acaso fosse munícipe nesses dois concelhos perguntar-me-ia inevitavelmente se tem valido a pena dar maiorias absolutas aos políticos do PSD, incontornáveis responsáveis pelos sobressaltos de todos os verões.

Ao contrário dos urubus, que sobrevoam os acontecimentos de cada dia para procurarem forma de beliscarem o enorme apoio dos portugueses aos partidos da atual maioria parlamentar, confio que esses meios bastarão para evitar os cenários terríveis de dois anos atrás. E até talvez se continuem a verificar ocorrências nos sítios em que os autarcas de direita preferem falar demais contra o governo e fazer de menos pelas suas populações.

Portugal | Ordem dos Enfermeiros: Sindicância encontra motivos para dissolver órgãos


A sindicância determinada pelo Ministério da Saúde à Ordem dos Enfermeiros (OE) conclui que há fundamentos para dissolver os órgãos da entidade liderada por Ana Rita Cavaco, segundo o relatório final da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

O documento, revelado hoje (26/7) no Jornal da Noite da SIC, afirma que foram detetados gastos sem justificação da bastonária dos Enfermeiros e evidências da sua participação na "greve cirúrgica" que estes profissionais realizaram no final de 2018 e início deste ano e que paralisou blocos operatórios em todo o país.

Contactado pela Lusa, o Ministério da Saúde apenas "confirma a receção do relatório da IGAS, o qual está a analisar".

A Lusa procurou ouvir também a bastonária dos Enfermeiros, mas ainda não obteve resposta.

Os resultados da sindicância serão enviados ao Ministério Público, existindo um relatório preliminar que já se encontra na posse da Polícia Judiciária.

A IGAS aponta a recusa da OE no acesso a documentação durante a sindicância, que encontrou armários fechados a cadeado na sede da entidade, mas, apesar disso, identificou vários gastos da bastonária que considera injustificados.

Portugal | ERC dá razão ao PCP e acusa TVI de "sensacionalismo"


A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu razão ao PCP, que acusou a TVI de falta de rigor informativo numa reportagem sobre a contratação de serviços ao genro do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.

Numa deliberação hoje (26/7) divulgada e assinada por cinco membros do Conselho Regulador, a ERC considera que o operador televisivo violou as suas obrigações de rigor informativo e sensibilizou a TVI para a necessidade de cumprir estes deveres e rejeitar "todas as formas de sensacionalismo".

Em causa está uma reportagem emitida em 17 de janeiro na rubrica 'Jornalismo de Investigação por Ana Leal' do Jornal das 8, com o título 'Contratação de prestação de serviços pela Câmara Municipal de Loures ao genro de Jerónimo de Sousa'.

A peça sugeria que o genro do líder comunista teria sido beneficiado pelo município de Loures, um executivo da CDU, liderado pelo comunista Bernardino Soares, através de contratos de ajuste direto para a manutenção de paragens de autocarro e outro mobiliário urbano, supostamente por quantias avultadas.

Lisboa terá rua com nome de Marielle Franco


Câmara da capital portuguesa aprova homenagem por unanimidade. Comissão municipal determinará rua que receberá o nome da vereadora carioca que foi assassinada em 2018.

A Câmara de Lisboa aprovou na quinta-feira (25/07) uma proposta para dar o nome da vereadora e ativista brasileira Marielle Franco, assassinada em 2018, a uma rua da capital portuguesa.

Os vereadores destacaram o trabalho da ativista. "Marielle Franco empenhou-se na luta pelos direitos humanos, especialmente em defesa dos direitos das mulheres negras e dos moradores de favelas e periferias, e na denúncia da violência policial", afirma a nota divulgada pelo gabinete do vereador de esquerda Manuel Grilo. 

A nota lembra ainda que a brasileira foi "a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, nas eleições de 2016, com mais de 46 mil votos na sua primeira disputa eleitoral".

A "uberização" do trabalho em Portugal


Plataformas de Internet como Airbnb e Uber têm presença cada vez maior em Portugal. Ali, a "economia compartilhada" floresce como em nenhum outro país da Europa. Mas quem é que lucra com isso?

Compartilhar está na moda em Portugal: ali, a plataforma de aluguer Airbnb oferece mais apartamentos do que na China ou na Alemanha. Recentemente, a chefe do Uber para o sul da Europa, Giovanna D'Esposito, classificou Portugal como "modelo de ouro" da sua empresa.

A economia compartilhada não se tornou apenas um fator económico importante, mas os portugueses participam dela com grande entusiasmo. Mas pessoas que atuam em categorias como motorista de Uber, de entregador de comida e guia turístico não conseguem ganhar muito. É por isso que economistas e alguns poucos políticos duvidam que o negócio de compartilhamento efetivamente funcione.

Mais lidas da semana