sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Portugal | Portas, Cristas e...


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

O 28º Congresso do CDS será seguramente animado.

Depois de Portas sobrou Cristas, incapaz de se livrar do peso de decisões tomadas enquanto ministra de Passos Coelho e mais incapaz ainda de fazer frente a uma extrema-direita mais do que anunciada e que roubará votos aos partidos de direita e talvez não só.
Portas seguiu o caminho do populismo tão familiar a essa extrema-direita e Cristas procurou outro caminho, o que só por si é particularmente louvável, mas que não terá dado o melhor contributo para o futuro do partido. Em tempos de confusão e de legitimação do que até há pouco tempo não se devia dizer, Cristas que procurou desviar-se do populismo de Portas, e portadora de um passado oneroso, não conseguiu fazer vingar a sua liderança.

Com o partido fortemente abalado pelos resultados das legislativas, surgem candidatos sem expressão, uns mais convencionais outros nascidos de uma corrente interna, designada por Esperança em Movimento, ultra-conservadora que creio terá algum crescimento.

A ver vamos se João Almeida, apoiante e porta-voz de Cristas, será o vencedor. Nuno Melo e Telmo Correia, embora não se apresentem como candidatos, apresentam um moção própria.

Seja como for, o futuro do CDS não parece promissor. Talvez por agora João Almeida possa vencer, mas a tendência ultra-conservadora alicerçadas numa certa visão religiosa está à espreita e pronta para entrar em cena. Ainda vamos ter saudades dos tempos em que o CDS era liderado por Assunção Cristas.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana