sábado, 21 de março de 2020

Covid-19 | Cientistas avisam: haverá novo ciclo de quarentena até ao final do ano


Isolamento atual não faz desaparecer o vírus. Quando abrirmos a porta, voltará a entrar

Os portugueses vão permanecer fechados em casa durante as próximas semanas para proteção de todos contra o ataque do novo coronavírus. E o que vai acontecer a seguir? O vírus continuará a circular e só vai parar de se propagar quando a maioria das pessoas tiver sido infetada, demore o tempo que demorar. Por outras palavras, o confinamento terá de voltar a repetir-se.

O novo coronavírus é inédito entre a humanidade, mas não deixa de ser um vírus. E como todos os vírus que emergem, só será estancado quando existir uma barreira de defesa: ou uma vacina, que ainda vai demorar meses a chegar (ver pág. 14), ou a imunidade de grupo, que só é alcançada depois de a maior parte das pessoas ter sido infetada. Sabem também os cientistas que se este coronavírus pandémico for semelhante aos coronavírus comuns, a capacidade humana de resistência não será para a vida, mas apenas para meio ano. (continua)

Vera Lúcia Arreigoso | Raquel Albuquerque | Expresso

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Sem comentários:

Mais lidas da semana